Processos criativos em diversas áreas- uma relação com a teoria dos 7c's da criatividade

Creative processes in various areas- a relation with the theory of the 7 Cs of creativity

Autores

  • Éllen Martins Salvador PUC Campinas
  • Solange Muglia Wechsler Puc Campinas
  • Karina Nalevaiko da Rocha Puc Campinas

Palavras-chave:

Processos Criativos, Criatividade, 7 C's da Criatividade, Artes, Diversas Áreas

Resumo

A criatividade é importante tanto em nível pessoal quanto profissional, podendo ajudar a encontrar soluções para problemas, criar projetos, a estimular a imaginação e a curiosidade. Este artigo explora o papel dos processos criativos em diversas áreas, como arte contemporânea, dança, audiovisual, design, fotografia, administração, engenharia e gastronomia, e sua relação com a teoria dos 7 C’s da criatividade: Criadores (a pessoa que cria), Criação (o processo criativo), Colaborações (cocriação), Contextos (o ambiente), Criações (o produto criativo), Consumo (a adoção de produtos) e Currículos (o desenvolvimento e aprimoramento da criatividade). A partir de uma revisão bibliográfica, foram identificados exemplos de como cada um dos 7 C’s está presente em diferentes áreas, bem como a interferência de cada um destes construtos nos processos criativos delas. Conclui-se que as diferentes dimensões abordadas pelo 7 C's podem auxiliar na compreensão e aprimoramento dos processos criativos, facilitando o desenvolvimento de novas perspectivas e produtos inovadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éllen Martins Salvador, PUC Campinas

Psicóloga e supervisora clínica (CRP 08/24797), formada pela UNIDERP, (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), em 2015. Mestranda em Avaliação Psicológica do Potencial Humano pela PUC Campinas. Formada como terapeuta do esquema pela Wainer Psicologia em 2018, instituição credenciada pelo ISST (International Society of Schema Therapy). Certificada em Gestão Psiquiátrica Geral para Transtorno de Personalidade Bordeline pela Escola de Medicina de Harvard, no ano de 2020. Membro da Australian BPD Foundation.

Solange Muglia Wechsler, Puc Campinas

Possui graduação em Psicologia (PUC-RJ) , mestrado e doutorado pela University of Georgia (UGA- EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies (UGA) e na University of Buffalo.. Foi a fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) como também colabou na fundação e presidiu o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Recebeu vários títulos honoríficos em nível internacional e nacional: Creative Scholar (Torrance Center of Creative Studies-Estados Unidos), Personalidad Destacada en las Artes y Ciencias (Sociedad de Psicólogos Escolares de Venezuela), Distinguished International Psychologist (American Psychological Association-Estados Unidos), Professora Honorária da Universidad Nacional Federico Villareal (UFVR_Peru) ,Mérito en Contribuición de Evaluación Psicológica (Sociedad Peruana de Evaluación Psicológica), Mérito em Psicologia Educacional ( ABRAPEE-Brasil), Menção de Honra em Avaliação Psicológica (IBAP-Brasil), Honra ao mérito em Avaliação Psicológica (FENPB-Brasil). Participa na diretoria da International Testing Commission como representante do países Ibero-Latinos e como Fellow da International Society for the Study of Creativity and Innovation. Exerceu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.Presidiu o I e o II Congresso de Criatividade e Inovação. Foi editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas), e exerce o cargo atual de co-editora da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação (RECRIAI).Faz parte do comitê editorial do Interamerican Journal of Psychology. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação ( CRIABRASILIS). É professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas. Possui uma vasta publicação em artigos, livros e testes psicológicos. Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.

Karina Nalevaiko da Rocha, Puc Campinas

Doutora e Mestre em Psicologia na PUC Campinas, Especialização no Desenvolvimento do Potencial Humano nas organizações pela PUC Campinas (2011) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é Professora dos cursos de Pedagogia, Direito e Gestão de Desempenho, tendo atuado também como supervisora de Estágio e Supervisora de TCC nos cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em RH. Foi bolsista CNPQ - linha de pesquisa de Avaliação Psicológica do Potencial Humano,foco de pesquisa concentra-se no Estudo da Criatividade nas Organizações. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e Clínica com foco em temas como Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de Potenciais, Retenção de Talentos, Psicopedagogia entre outros. Na área de Psicologia Clínica realiza atendimento a crianças, adolescentes e adultos, com ênfase em altas habilidades / superdotação.

Referências

AMABILE, Teresa M., & MUELLER, Jennifer S. Studying creativity, its processes, and its antecedents: An exploration of the Componential Theory of Creativity. In J. Zhou & C. E. Shalley (Eds.), Handbook of organizational creativity. New York, NY: Lawrence Erlbaum, 2008, (pp. 33-64).

AMABILE, Teresa M., & PILLEMER, Julianna. Perspectives on the social psychology of creativity. Journal of Creative Behavior, 2012, 46, 3-15.

AMARAL, Rodrigo Libbos Gomes. Processos criativos na gastronomia: um método para aprimorar a criatividade para a geração de negócios e produtos gastronômicos originais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

ANAZ, Silvio Antônio Luiz. “Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário.” Galáxia (São Paulo), n. 38, mai-ago., 2018. https://doi.org/10.1590/1982-2554232931

ARGÜELLO, Leslye Revely dos Santos. NÓ(S) E FIOS: Criações Coletivas na Arte Latino-americana. 2022. Tese (Doutorado em Educação, Artes e História da Cultura). Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

BAHIA, Sara. Quadros que compõem a criatividade: Uma análise do teste de Torrance. Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação, 2007, 91-120. http://hdl.handle.net/10451/2728

BARBOT, Baptise, HASS, Richard W., & REITER-PALMON, Roni. Creativity assessment in psychological research: (Re)setting the standards. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 2019, 13(2), 233-240. https://doi.org/10.1037/aca0000233

BOM-TEMPO, Juliana Soares, SALMIN, Aline Pinheiro. “Topologias da Carne: processos criativos em dança contemporânea ou como criar para si um Corpo sem Órgãos.” Revista Brasileira de Estudos Da Presença, v. 8, n. 3, p. 592-614, jul-set. 2018. https://doi.org/10.1590/2237-266073137

BORGES, Rosa. “Arquivos e memórias de escritores e dramaturgos baianos: edição, crítica filológica, genética e sociológica”. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 24, n. 46, p. 194-214, jan-abr., 2022. https://doi.org/10.1590/2596-304x20222446rb

BOTELLA, Marion, BOURGEOIS-BOUGRINE, Samira, BURKHARDT, Jean Marie, CAROFF, Xaxier, GUEGAN, Jerônimo, MERCIER, Maxence, VINCHON, Florence, LUBART, Todd. “Homo creativus: um panorama da pesquisa sobre criatividade.” Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação, 04, e042302, 2023.

CARMO, Marcelo Kammer Faria do. O desenho como expressão e representação nos processos criativos em design. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The systems model of creativity. The collected works of Mihaly Csikszentmihalyi. 2014, New York: Springer.

DOURADO, Pérola Cavalcante, DAVEL, Eduardo Paes Barreto. “Criatividade como prática: perspectivas e desafios para a pesquisa em administração.” Revista de Administração de Empresas, GV EAESP, V. 62, n. 3, 202262(3), 2022. https://doi.org/10.1590/s0034-759020220310

ELIAS, Érico Monteiro. “As múltiplas faces de Valério Vieira.” Anais Do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, p. 1-45. e5. https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e5

FILHO, Paulo Souza G. Teoria do Investimento em Criatividade de Robert Sternberg e Todd Lubart. In Mônica S. Neves-Pereira & Denise Fleith (Eds.), Teorias da Criatividade. 2020 (p.69-85). Campinas: Editora Alinea.

GARCIA, Carmem F., GÓMEZ, Marta S., & TORRANO, Daniel H. Evaluación y Desarrollo de La Creatividad. In Fernanda H. R. Piske & Sara Bahia (Eds.), Criatividade na escola: o desenvolvimento de potencialidades, altas habilidades/superdotação e talentos, 2013 (pp. 51-68). Juruá.

KAUFMAN, James C., & STERNBERG, Robert J. The Cambridge handbook of creativity. 2010. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511763205

KIM, Kyung Hee. The Creativity Crisis: The Decrease in Creative Thinking Scores on the Torrance Tests of Creative Thinking. Creativity Research Journal, 2011, 23(4), 285-295. DOI: 10.1080/10400419.2011.627805

LEAL, Leopoldo Augusto. Pandemonium: processo criativo, experimentação e acaso. 2019. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura), Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

LOPES, Mariana da Silva, GIMENES-MINASSE, Maria Henriqueta S. Garcia. “Criatividade & Competitividade: Uma Análise do Processo Criativo de Chefs Brasileiros Contemporâneos.” Revista Rosa Dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 13(4), 2021, 1088–1107. https://doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1107

LUBART, Todd. “The 7 C’s of Creativity.” The Journal of Creative Behavior, Vol. 51, Iss. 4, 2017, pp. 293–296. https://doi.org/10.1002/jocb.190

LUBART, Todd, TRHORNHILL-MILLER, Branden. “Creativity: An Overview of the 7 C’s of Creative Thought.” The Psychology of Human Tought an Introduction. 2019, Chapter 15. https://doi.org/10.17885/heiup.470.c6678

MORAIS, Maria de Fátima, AZEVEDO, Ivete, FLEITH, Denise, ALENCAR, Eunice M. L. S. DE, ALMEIDA, Leandro S., & ARAÚJO, Alexandra M. Teaching Practices for Creativity at University: A Study in Portugal and Brazil. 2017, 27(67), 56-64. Paidéia (Ribeirão Preto). https://doi.org/10.1590/1982-43272767201707

NAKANO, Tatiana de Cássia. A criatividade pode ser medida? Reflexões sobre métodos utilizados e questões envolvidas. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(1), 2018, 128-145. ISSN 1809-5267.

NAKANO, Tatiana de Cássia, WECHSLER, Solange Muglia, CAMPOS, Carolina Rosa, & MILIAN, Queila Guise. Intelligence and creativity: Relationships and their implications for Positive Psychology. Psico-USF, 20(2), 2015, 195-206. doi:10.1590/1413-82712015200201

NAKANO, Tatiana de Cássia. Métodos Atuais para Avaliação da Criatividade: Vantagens e Questionamentos. Avaliação Psicológica, 19(1), 2020, 97-105. doi:10.15689/ap.2020.1901.14269.11

PAGNAN, Caroline; REZENDE, Édson José Carpinteiro; CODEIRO, Heleno Polisseni; RIBEIRO, Grazielli da Silva de Matos; MATA, Matheus Lazarini da. “Influência do repertório no processo criativo em design.” Projética, Londrina, v.10, n.2 p. 09-24, setembro 2019. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n2p09

PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa; GOMES, Marcus Vinicius Mendes; NOGUEIRA, Tarso Barretto Rodrigues; MURTA, Sheila Giardini. “Preditores de Barreiras à Criatividade de Estudantes de Engenharia.” Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 21, núm. 3, 2021, setembro-dezembro, pp. 1026-1045. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.62708

PÉREZ, Miriam Carolina L. La evaluación de la creatividad. Liberabit, Lima, v. 11, n. 11, 2005, p. 35-39. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-48272005000100005&lng=pt&nrm=iso

PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; HENZ, Illane Maria; SCARPATO, Lenice Eli Lunkes. “Possibilidades com o processo criativo nas escolas de dança.” Revista Extraprensa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 104 – 121, jan./jun. 2021. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.187616

SANTOS, Marco Antônio dos, WECHSLER, Solange Muglia, NADER, Silvana Maria, BARBOZA, Chaielen Marchiolli, MUNDIM, Maria Celia Bruno. “Creativity according to laypeople’s opinions: A transcultural comparison”. Revista de Psicologia (Peru), Vol. 38 (2), 2020, pp. 479-497. https://doi.org/10.18800/PSICO.202002.005

STERNBERG, Robert J. A triangular theory of creativity. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 12(1), 2018, 50-67. https://doi.org/10.1037/aca0000095

STERNBERG, Robert J. Teaching for creativity. In R. A. Beghetto & J. C. Kaufman (Eds.), Nurturing creativity in the classroom, 2010, (pp. 394-414). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511781629.020

TORRANCE, Ellis Paul. Rewarding Creative Behavior; Experiments in Classroom Creativity. 1965, Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, New Jersey

FLEITH, Denise, VILARINHO-REZENDE, Daniela, & ALENCAR, Eunice Maria L. S. O Modelo Componencial de Criatividade de Teresa Amabile. In Mônica S. Neves-Pereira & Denise Fleith (Eds.), Teorias da Criatividade. 2020 (p.47-69). Campinas: Editora Alinea.

WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: Características da Produção Científica Brasileira. Avaliação Psicológica, 6(2), 2007, 261-270. Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.

WECHSLER, Solange Muglia. Estilos de pensar e criar: Impactos nas áreas educacional e organizacional. Psicodebate, 2007, 7, 207-218. https://doi.org/10.18682/PD.V7I0.436

WECHSLER, Solange. Muglia & NAKANO, Tatiana de Kássia. Dimensões da criatividade segundo Paul Torrance. In Mônica S. Neves-Pereira & Denise Fleith (Eds.), Teorias da Criatividade. 2020 (pgs. 17-47). Campinas: Editora Alinea.

WECHSLER, Solange Muglia, NAKANO, Tatiana de Cássia, & ZAVARIZE, Sérgio F. Criatividade: Implicações, aplicações e impacto social. 2022, Belo Horizonte: Editora Artesã.

WECHSLER, Solange Muglia, & NAKANO, Tatiana de Cássia. Caminhos para a avaliação da criatividade: perspectiva brasileira. Em R. Primi (Ed.), Temas em Avaliação Psicológica, 2002, (pp. 103-115). São Paulo: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Martins Salvador, Éllen, Muglia Wechsler, S., & Nalevaiko da Rocha, K. (2024). Processos criativos em diversas áreas- uma relação com a teoria dos 7c’s da criatividade: Creative processes in various areas- a relation with the theory of the 7 Cs of creativity. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 213–226. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16127