Invisibilidade humana/urbana por meio da distinção espacial no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto
Palavras-chave:
Urban space, Social exclusion, Rio de Janeiro, Lima Barreto, Clara dos AnjosResumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo tecer considerações acerca da invisibilidade e desumanização desencadeadas pela segregação espacial descrita no romance Clara dos Anjos do escritor Lima Barreto, que possui como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro no início da Primeira República (século XX). Neste período, a então capital federal passou por diversas transformações urbanas, transcorridas com maior velocidade nas áreas mais nobres e, de forma bem mais vagarosa, nas regiões suburbanas da cidade, o que impacta também nas relações sociais entre as personagens do romance. Entre outros fatores, constata-se que conjunturas sociais e políticas determinam uma exclusão espacial e humana por meio, por exemplo, da falta de infraestrutura para os subúrbios. Alicerçam esta abordagem as reflexões de Ángel Rama (2015), em A cidade das letras (2015), e Beatriz Rezende, em “Lima Barreto e a República” (1989), entre outros autores.
Downloads
Referências
ATHAYDE, Celso; BILL, MV; SOARES, Luiz Eduardo. Cabeça de Porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
AZEVEDO, André Nunes de. A Reforma Urbana do prefeito Pereira Passos e o ideal de uma civilização nos trópicos. Intellèctus, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, no XIV, n. 2, 2015.
BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. 11. ed. São Paulo; Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. 1st. ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2002.
BARRETO, Lima. Os Bruzundangas: sátira. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961.
ORNELLAS, Clara Ávila. Lima Barreto cronista do protesto eterno. Revista USP, São Paulo, n. 69, p. 198-205, 2006.
RAMA, Ángel. A cidade das letras. Traduzido por Emir Sader, São Paulo: Brasiliense, 1985.
REZENDE, Beatriz. Lima Barreto e a República. Revista USP, São Paulo, n. 3, p. 89-94, 1989.
SCHWARCZ, Lilia. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clara Ávila Ornellas, Paola Marçal de Meneses
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.