Invisibilidade humana/urbana por meio da distinção espacial no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto

Autores

  • Clara Ávila Ornellas Universidade de São Paulo
  • Paola Marçal de Meneses Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Urban space, Social exclusion, Rio de Janeiro, Lima Barreto, Clara dos Anjos

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo tecer considerações acerca da invisibilidade e desumanização desencadeadas pela segregação espacial descrita no romance Clara dos Anjos do escritor Lima Barreto, que possui como plano de fundo a cidade do Rio de Janeiro no início da Primeira República (século XX). Neste período, a então capital federal passou por diversas transformações urbanas, transcorridas com maior velocidade nas áreas mais nobres e, de forma bem mais vagarosa, nas regiões suburbanas da cidade, o que impacta também nas relações sociais entre as personagens do romance. Entre outros fatores, constata-se que conjunturas sociais e políticas determinam uma exclusão espacial e humana por meio, por exemplo, da falta de infraestrutura para os subúrbios. Alicerçam esta abordagem as reflexões de Ángel Rama (2015), em A cidade das letras (2015), e Beatriz Rezende, em “Lima Barreto e a República” (1989), entre outros autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATHAYDE, Celso; BILL, MV; SOARES, Luiz Eduardo. Cabeça de Porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

AZEVEDO, André Nunes de. A Reforma Urbana do prefeito Pereira Passos e o ideal de uma civilização nos trópicos. Intellèctus, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, no XIV, n. 2, 2015.

BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. 11. ed. São Paulo; Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. 1st. ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2002.

BARRETO, Lima. Os Bruzundangas: sátira. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961.

ORNELLAS, Clara Ávila. Lima Barreto cronista do protesto eterno. Revista USP, São Paulo, n. 69, p. 198-205, 2006.

RAMA, Ángel. A cidade das letras. Traduzido por Emir Sader, São Paulo: Brasiliense, 1985.

REZENDE, Beatriz. Lima Barreto e a República. Revista USP, São Paulo, n. 3, p. 89-94, 1989.

SCHWARCZ, Lilia. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Ornellas, C. Ávila, & Meneses, P. M. de. (2023). Invisibilidade humana/urbana por meio da distinção espacial no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto. Revista Trama Interdisciplinar, 14(2), 167–185. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15693