Da rua para o museu
Considerações acerca da representação do grafite na cidade e de sua introdução no espaço do museu a partir da exposição Tec: Urbana.
Palavras-chave:
Tec, Grafite, Cidade, Museu, EducaçãoResumo
Este artigo procura debater a presença do grafite no espaço urbano e sua utilização como uma arte política de contestação, resistência e pertencimento. Para além de uma pesquisa bibliográfica, este texto conta com a contribuição do artista argentino Tec, que aceitou participar de uma entrevista sobre o tema no Salão Cultural do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado, local onde estava expondo algumas de suas obras. O artigo avalia a entrada do grafite no espaço museológico como forma de reafirmá-lo como obra de arte, do mesmo modo que credencia o artista de rua, combatendo, deste modo o preconceito e a resistência ainda encontrados contra esta forma de arte. O texto também reflete sobre as diferenças entre o encontro da arte na rua e no museu. Por fim, trabalha-se também uma sessão especial da exposição ‘Tec: Urbana’ voltada para a reprodução em escala aumentada de desenhos infantis de alunos de escolas públicas de São Paulo e a importância da mesma para que a criança sinta-se representada e acolhida no museu, incentivando assim o desenvolvimento do estudo das artes nas escolas, bem como a aproximação sistemática das famílias com os espaços de arte e cultura da cidade em que vivem.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio C. História da Arte como História da Cidade. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GOMBRICH, Ernst H. O Sentido da Ordem: Um estudo sobre a psicologia da arte decorativa. Porto Alegre: Bookman, 2012.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte?: 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
HUSKINSON, Lucy. Arquitetura e Psique: Um estudo psicanalítico de como os edifícios impactam nossas vidas. São Paulo: Perspectiva, 2021.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MATUCK, Carlos. Nox São Paulo Grafitti. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2013.
PEIXOTO, Nelson B. Paisagens Urbanas. 4ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SENNETT, Richard. Carne e Pedra: O corpo e a cidade na civilização ocidental. 3ª ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.
SILVA, Robson José Romano. Grafite em São Paulo: entre a comunicação a céu aberto e a contemplação nas galerias de arte. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – PUC, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Igor Alves Dantas de Oliveira, Giovanna Barreiros Caricati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.