Roteiro criativo do poema digital Pronombres
Palavras-chave:
Poesia digital, Poesia latino-americana, poesia visual, paisagem sonora, arte digitalResumo
O artigo relata detalhadamente o processo de criação do poema digital Pronombres, realizado por Rodolfo Mata e Carole Chargueron, entre fevereiro e junho de 2018. Começa com uma reflexão sobre a mistura de ordem e desordem no processo criativo, as possibilidades de registrá-lo numa narrativa estruturada e coerente e o grau de veracidade que tal narrativa pode atingir, considerando que foi escrita a posteriori. Estabelece diversos paralelos com o ensaio “The Philosophy of Composition” (1846), que Edgar Allan Poe escreveu para explicar as origens de seu poema “O corvo”, e anuncia que vai seguir a mesma técnica, tentando traçar um “itinerário às avessas” (em palavras de Haroldo de Campos). Cada autor se desenvolveu em sua própria área, Rodolfo Mata na poesia e Carole Chargueron na música eletroacústica. A montagem em HTML5 foi feita por Rodolfo Mata e se produziram em torno de 40 versões progressivas sobre as quais se trabalhou em conjunto. A criação multimídia é um processo complexo em que convergem diversos elementos (imagem, som, movimento), diferentes habilidades, recursos e criadores. Nessa interação se produzem principalmente três fenômenos —sinergia, interferência e modulação— que são explicados. O início de Pronombres foi o poema visual “Comunidad poética” (2015) de Rodolfo Mata, criado a partir de uma fotografia da cabine de um avião comercial, na qual aparecem várias telas colocadas nos encostos das poltronas e em outras partes do avião. Sobre elas, editando a fotografia, o autor escreveu vários pronomes pessoais, gerando uma tensão poética entre eles, para questionar o isolamento que se produz entre as pessoas durante o voo. Dessa maneira se restituiria a ideia de comunidade e se encenaria o papel dos pronomes como “pessoas”, isto é, “máscaras” no sentido latino do termo. O artigo comenta as origens de outros três poemas visuais do autor, no que diz respeito à precedência da imagem ou da palavra e a sua articulação. Uma vez que Rodolfo Mata empreendeu a montagem do poema digital interativo, apareceu a necessidade de integrar a dimensão sonora. Para isso Carole Chargueron decidiu utilizar o gênero soundscape (paisagem sonora), do qual se oferece uma breve revisão. A dinâmica apresentada pelo poema digital consiste em uma série de pistas sonoras e um conjunto de animações em que as grafias dos pronomes “dançam” e se transformam de diversas maneiras como partes de textos poéticos. O artigo explica a rede de relações entre esses elementos e algumas das motivações metafóricas que as sustentam, as quais procedem de diferentes âmbitos: a diversidade regional do espanhol, o gênero como fenômeno gramatical e cultural e a identidade. O artigo faz ênfase no trabalho em equipe e oferece links a dois vídeos de Youtube e uma lista de pistas de áudio em SoundCloud.
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Referências
DE CAMPOS, Haroldo. “O texto-espelho (Poe, engenheiro de avessos)”. In: DE CAMPOS, Haroldo. A operação do texto. 1. ed. São Paulo: Perspectiva,1976. p. 23-41.
MATA, Rodolfo. Desescribir. 1a ed. México: Ediciones del Lirio / Argentina: Ediciones Postypographika, 2021.
PAZ, Octavio. Traducción: literatura y literalidad. 2. ed. Barcelona: Tusquets Ediores, 1981.
YUSTE, Miguel Ángel. “Jota que suena en el alma”. Heraldo de Aragón, 15 octubre 2010. http://rincondecoplas.blogspot.com/2010/10/jota-que-suena-en-el-alma-heraldo-de.html.
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