Reflexões sobre a afetividade nas interações entre professor(a) e criança na educação infantil

Autores

  • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi UFSCar Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba
  • Marina Augusta de Jesus Silva Brasil

Palavras-chave:

afetividade; interação professor-criança; educação infantil; pedagogia; escuta.

Resumo

O artigo analisa a presença da afetividade nas relações interpessoais entre professor(a), bebês e crianças pequenas. Nasceu de uma pesquisa realizada em nível de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura em Pedagogia, sendo de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, associado a um estudo de campo. Durante a realização de três estágios em creches, no período de janeiro de 2017 a março de 2020, foram feitas observações de interações entre professores(as) e crianças na Educação Infantil, as quais provocaram inquietações diretamente relacionadas ao campo da afetividade. Como principal suporte teórico para compreender a afetividade foram adotados os conceitos de Henri Wallon (1971, 1989, 2007, 2008), sendo estabelecidos cruzamentos com outras pesquisas que investigam o assunto. O tema é abordado de forma condizente às concepções basilares das pedagogias participativas (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2007), as quais nutrem a construção de laços afetivos por meio do diálogo e da escuta sensível, exercitam modos de ver o mundo desde o ponto de vista das crianças, que são respeitadas como ativas, competentes e com direito de co-definir os itinerários educativos. Por meio das análises das observações de campo, o texto revela dificuldades enfrentadas na construção de práticas pedagógicas democráticas e respeitosas com a diversidade dos modos de ser e de viver de cada criança. Foi observada nas creches uma multiplicidade de conflitos e de maneiras de resolvê-los, percebendo que não existe uma fórmula para resolução de problemas, sendo essencial a compreensão, a escuta sensível, o olhar respeitoso e permitir-se ser afetado(a) pela criança para que seja possível auxiliá-la genuinamente em suas necessidades. Verificou-se ser impres­cindível existir tempo/espaço fecundo na formação de professores(as) de Educação Infantil para o estudo da afetividade, para que se compreenda sua complexidade ao permear tanto a constituição da pessoa humana quanto os processos de construção de conhecimento. Sugere-se que isso seja feito por meio de uma mescla de abordagem de conceitos e teorias sobre o tema, com o re-adentrar a escola, enquanto profissionais em formação, debater sobre acontecimentos de outros coti­dianos educativo-pedagógicos, assim como aconteceu na vivência de estágio e na construção do TCC aqui relatada.

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Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, UFSCar Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação com opção em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação com opção em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação, área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação. Pesquisadora e líder do GIAPE Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, na UFSCar campus Sorocaba. Pesquisadora e vice-líder do GPAP Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, liderado pela Profª. Drª. Mirian Celeste Martins, no Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo. Pesquisadora do CIEI Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP, liderado por Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto e Profª. Drª. Mônica Appezzato Pinazza. Membro da FAEB Federação de Arte Educadores do Brasil e do FPEI Fórum Paulista de Educação Infantil.

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

Salgado dos Santos Lombardi, L. M., & de Jesus Silva Brasil, M. A. . (2022). Reflexões sobre a afetividade nas interações entre professor(a) e criança na educação infantil. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 160–177. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15002