Psicologia sócio-histórica e autismo: uma análise a partir do filme “Tudo que quero”
Palavras-chave:
Psicologia sócio-histórica. Prática clínica. Transtorno do espectro autista.Resumo
A psicologia sócio-histórica desenvolvida a partir do pensamento de Lev Vygotsky (1896-1934) tem seus fundamentos no marxismo e adota o materialismo histórico dialético como filosofia, teoria e método. Sendo assim, o homem é colocado como ativo, social e histórico. As contribuições dessa abordagem para a prática clínica permitiram a construção do presente trabalho, analisando o filme “Tudo que quero". Portanto, o presente trabalho trata-se de uma análise teórica a partir da perspectiva sócio-histórica de Lev Vygotsky destacando seus principais conceitos e a função da psicoterapia em pessoas com transtorno do espectro autista, enfatizando os personagens de Wendy e de sua terapeuta Scottie. Como resultado, pode-se citar que o trabalho da terapeuta foi fundamental para o desenvolvimento de Wendy, promovendo autonomia e sentimento de liberdade, influenciando toda a vida concreta de Wendy.
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