Psicologia sócio-histórica e autismo: uma análise a partir do filme “Tudo que quero”

Autores

  • Gilson Gomes Coelho União das Faculdades dos Grandes Lagos - Unilago
  • Pâmela Aires Machado
  • Laianne Lannunci Lima Lopes
  • Amanda Rayara Dias Campos
  • Plábio Marcos Martins Desidério

Palavras-chave:

Psicologia sócio-histórica. Prática clínica. Transtorno do espectro autista.

Resumo

A psicologia sócio-histórica desenvolvida a partir do pensamento de Lev Vygotsky (1896-1934) tem seus fundamentos no marxismo e adota o materialismo histórico dialético como filosofia, teoria e método. Sendo assim, o homem é colocado como ativo, social e histórico. As contribuições dessa abordagem para a prática clínica permitiram a construção do presente trabalho, analisando o filme “Tudo que quero". Portanto, o presente trabalho trata-se de uma análise teórica a partir da perspectiva sócio-histórica de Lev Vygotsky destacando seus principais conceitos e a função da psicoterapia em pessoas com transtorno do espectro autista, enfatizando os personagens de Wendy e de sua terapeuta Scottie. Como resultado, pode-se citar que o trabalho da terapeuta foi fundamental para o desenvolvimento de Wendy, promovendo autonomia e sentimento de liberdade, influenciando toda a vida concreta de Wendy.

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

Coelho, G. G., Aires Machado , P. ., Lannunci Lima Lopes, L. ., Dias Campos , A. R. ., & Martins Desidério , P. M. . (2022). Psicologia sócio-histórica e autismo: uma análise a partir do filme “Tudo que quero”. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 208–221. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14728