Violência e poder na formação social: é possível outro caminho?
Palavras-chave:
Violência; Autoritarismo; Poder; Estado; Direito; Justiça e Crítica.Resumo
RESUMO
Trata-se de um estudo reflexivo sobre o ensaio, Crítica à violência e Crítica ao Poder de Walter Benjamin inserido no título “Documentos de Cultura Documentos de Barbárie (Escritos Escolhidos) seleção e apresentação de Willi Bolle – São Paulo, 1986, Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo. Tal produção tem por objetivo apresentar o pensamento de Walter Benjamin no que concerne à realidades sociais impregnadas de violência física e simbólica que comumente são validadas no âmbito legal de contextos autoritários. Para tanto, o presente artigo trará inicialmente um breve histórico sobre a trajetória percorrida pelo escritor na constituição de sua carreira. Em seguida, trará a definição do termo Gewalt, para finalmente, refletir, a partir do olhar de Benjamin, sobre a imprescindível existência da Gewalt na formação do direito e da justiça nas sociedades opressoras.
Downloads
Referências
BARBOSA, Jonnefer Freancisco. A crítica da violência de Walter Benjamin: implicações histórico-temporais do conceito de reine gewalt. Aão Paulo: 2013. Artigo disponível : https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/655 acesso em 18 de ago. 2018
BENJAMIN, W. Documentos de Cultura. Documentos de Barbárie (Escritos Escolhidos). São Paulo: Editora Cultrix. 1986. P. 160-175.
CLASTRES, P. A Sociedade Contra o Estado: Pesquisas de antropologia política. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves. 1982. P. 132-152.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Rio de Janeiro, 2007.
RIBEIRO, Karla Pinhel. O conceito de Gewaltem uma tentativa reconstrutiva da filosofia do direito de Walter Benjamin a partir da perspectiva de Hannah Arendt e Giorgio Agamben. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
VANIER, Alain. Direto à violência. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. Ágora (Rio J.) vol.7 no.1 Rio de Janeiro July/Jan. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982004000100008> acesso em: 09 de set. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.