Educação para imigrantes em cartas – o que as/os educadoras/es têm a dizer?
Palavras-chave:
Educação para Imigrantes, Cultura Escolar, Formação de professores, Interculturalidade, Políticas Públicas em EducaçãoResumo
Esse artigo apresenta reflexões sobre a Educação para Imigrantes através da análise de cartas escritas por educadoras/es que atuam junto aos estudantes imigrantes em uma escola da Rede Municipal de Educação de São Paulo. As cartas trazem uma posição privilegiada sobre o tema, pois evidenciam a percepção daqueles que convivem cotidianamente com os dilemas e possibilidades que o trabalho com estudantes imigrantes proporciona. Esses documentos, que foram recolhidos em uma oficina de formação pedagógica, são analisados sob a perspectiva da Pedagogia Crítica Intercultural e fornecem algumas pistas sobre como as escolas tem se organizado para atender a comunidade imigrante. Além de evidenciar as dificuldades, as/os educadoras/es apresentam demandas muito específicas em suas narrativas – necessidade de intercâmbios pedagógicos, cursos de língua espanhola, adequação do currículo e do sistema de ensino – e demonstram que não são passivas/os nem inertes, pois mediante o contexto com o qual atuam são capazes de não apenas identificar os desafios, mas de sinalizar encaminhamentos e ações, propondo a construção de Políticas Públicas que possam solucionar essas dificuldades. As cartas nos brindam ainda com relatos sensíveis sobre o dia a dia da sala de aula e de como tem se efetivado, na prática, a acolhida e a visibilidade dos estudantes imigrantes a partir do desvelamento da cultura escolar.
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