Educação para imigrantes em cartas – o que as/os educadoras/es têm a dizer?

Autores

  • Adriana Carvalho Alves Braga UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • João Clemente de Souza Neto

Palavras-chave:

Educação para Imigrantes, Cultura Escolar, Formação de professores, Interculturalidade, Políticas Públicas em Educação

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões sobre a Educação para Imigrantes através da análise de cartas escritas por educadoras/es que atuam junto aos estudantes imigrantes em uma escola da Rede Municipal de Educação de São Paulo. As cartas trazem uma posição privilegiada sobre o tema, pois evidenciam a percepção daqueles que convivem cotidianamente com os dilemas e possibilidades que o trabalho com estudantes imigrantes proporciona. Esses documentos, que foram recolhidos em uma oficina de formação pedagógica, são analisados sob a perspectiva da Pedagogia Crítica Intercultural e fornecem algumas pistas sobre como as escolas tem se organizado para atender a comunidade imigrante. Além de evidenciar as dificuldades, as/os educadoras/es apresentam demandas muito específicas em suas narrativas – necessidade de intercâmbios pedagógicos, cursos de língua espanhola, adequação do currículo e do sistema de ensino – e demonstram que não são passivas/os nem inertes, pois mediante o contexto com o qual atuam são capazes de não apenas identificar os desafios, mas de sinalizar encaminhamentos e ações, propondo a construção de Políticas Públicas que possam solucionar essas dificuldades. As cartas nos brindam ainda com relatos sensíveis sobre o dia a dia da sala de aula e de como tem se efetivado, na prática, a acolhida e a visibilidade dos estudantes imigrantes a partir do desvelamento da cultura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Carvalho Alves Braga, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Educação

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Carvalho Alves Braga, A. ., & Clemente de Souza Neto, J. . (2020). Educação para imigrantes em cartas – o que as/os educadoras/es têm a dizer?. Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 96–114. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12654

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)