Arte, complexidade e política

Autores

  • Liliane Costa
  • Izabel Petraglia

Palavras-chave:

Artes Visuais, Educação, Proposta Triangular, Complexidade.

Resumo

As Artes desde a pré-história é instrumento de registro e comunicação dos povos, por meio dela o homem se expressa e reflete sobre o mundo a sua volta. Durante a história, as Artes se organizaram em diversas categorias, entre elas as “Artes Visuais” que define todas as formas de expressão que valorizam as imagens, sendo destacadas aqui as pinturas, desenhos, posters, grafite e intervenções artísticas. O objetivo deste artigo é refletir sobre as Artes Visuais como veículo de crítica e manifestação política ao longo dos anos, tomando como base alguns episódios históricos entre 1914 e 2019, e também é objetivo, compreender a contribuição do seu ensino nas escolas de Educação Básica, à luz do pensamento complexo, de Edgar Morin e da Proposta Triangular, de Ana Mae Barbosa, por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Costa

Pedagoga pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – UniFMU (2016). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade - GEPEC/CNPq. Professora de Educação Básica concursada da Rede Municipal de São Bernardo - SP. Os principais temas de interesse de pesquisa são: Arte-Educação; Educação e Pensamento Complexo; Transdisciplinaridade.

Izabel Petraglia

Pós-doutora pelo Centro Edgar Morin (EHESS/CNRS – Paris – 2001), doutora em Educação: Administração Escolar (FE-USP – 1998), mestre em Educação e Currículo (PUC/SP – 1991), pedagoga (PUC/SP – 1982), psicóloga (UNIP – 1998). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora em Ciências Humanas e Sociais, especialmente sobre os temas: Educação e Complexidade; Complexidade nas Organizações; Transdisciplinaridade; Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade - GEPEC/CNPq. Autora de artigos, capítulos e livros, dentre os quais: Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber (Ed. Vozes, 13ª. edição, 2012); Pensamento Complexo e Educação (Ed. Livraria da Física, 2013).

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Costa, L., & Petraglia, I. (2020). Arte, complexidade e política. Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 31–45. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12490