Entre narrativas literárias e historiográficas, as mulheres no movimento do contestado

“virgens” ou protagonistas?

Autores

  • Claudia Priori Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR
  • Fábio da Silva Smoliak

Palavras-chave:

Mulheres, Gênero, narrativas.

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar, numa perspectiva interdisciplinar, a construção de narrativas literárias acerca da participação feminina no movimento do Contestado, que se desenrolou no Brasil, no início do século XX, relacionando-as com as narrativas historiográficas. Para isso, apresentamos o contexto histórico e a relação entre literatura e historiografia, discutindo como se constrói as representações das mulheres envolvidas no movimento e como são retratadas nas obras utilizadas como fontes: “Império Caboclo”, de 2005, escrita por Donaldo Schüller e “O Bruxo do Contestado”, de 2012, escrita por Godofredo de Oliveira Neto. Temos com referenciais a história das mulheres e os estudos de gênero que possibilitam abordar questões sociais e culturais, a construção narrativa das representações femininas e da visão dicotômica entre “virgens” ou protagonistas no movimento, que perpassam as fontes da pesquisa. Assim, a comparação entre as obras literárias analisadas e a relação entre a história e a literatura revelaram debates de época, similaridades e representações variadas, denotando a maneira pela qual as mulheres do Contestado são retratadas, ora como “virgens”, pacíficas, passivas, ora como guerreiras, ativas, protagonistas no processo histórico.

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Biografia do Autor

Claudia Priori, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR

Doutora em História. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Priori, C., & da Silva Smoliak, F. . (2020). Entre narrativas literárias e historiográficas, as mulheres no movimento do contestado: “virgens” ou protagonistas?. Revista Trama Interdisciplinar, 10(1), 107–127. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12129