Narrativas midiáticas em disputa: informação e contrainformação política no caso Claudia Silva Ferreira

Autores

  • Dulcilei Conceição Lima Universidade Federal do ABC
  • Luana Hanaê Gabriel Homma Universidade Federal do ABC
  • Paulo Roberto Elias Souza Universidade Federal do ABC.
  • Claudio Luis Camargo Penteado Universidade Federal do ABC

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a disputa pela narrativa midiática em torno do caso Claudia Silva Ferreira através da produção de contrainformação política de blogs para confrontar as informações produzidas por veículos da mídia tradicional. Em março de 2014, uma mulher negra foi arrastada por uma viatura policial pelas ruas do Rio de Janeiro e as principais informações afirmavam se tratar de uma mulher envolvida com o tráfico de drogas na zona oeste da capital fluminense, versão contestada por textos em blogs feministas e de direitos humanos. Através da aplicação da metodologia de pesquisa em blogs de política e enquadramento, desenvolveu-se a análise dos conteúdos da mídia tradicional e dos blogs feministas e veículos alternativos. Os resultados indicam que através da luta simbólica, os blogs feministas desenvolveram através de mensagens majoritariamente opinativas contrainformação política que apresentaram uma narrativa distinta daquela apresentada pelas informações dos veículos da mídia tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulcilei Conceição Lima, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC. Mestra em Educação, Arte e História da Cultura UPM, bacharel em História USP.

Luana Hanaê Gabriel Homma, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres, Lab Livre/UFABC.

Paulo Roberto Elias Souza, Universidade Federal do ABC.

Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Pesquisador do Laboratório de Tecnologias Livres, Lab Livre/UFABC. Bolsista Capes.

Claudio Luis Camargo Penteado, Universidade Federal do ABC

Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, Professor da Universidade Federal do ABC – UFABC, pesquisador do LabLivre (UFABC) e do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP/ PUC). 

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Lima, D. C., Homma, L. H. G., Souza, P. R. E., & Penteado, C. L. C. (2019). Narrativas midiáticas em disputa: informação e contrainformação política no caso Claudia Silva Ferreira. Revista Trama Interdisciplinar, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11928