Curadoria, corpo e percepção na 33ª Bienal de São Paulo

uma cartografia somaestética

  • Lucia Leao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luma Oliveira
Palavras-chave: Processos de criação em curadoria, Bienal de São Paulo, Experiência estética, Percepção do corpo, Cartografia.

Resumo

Neste artigo, as relações entre processos de criação em curadoria, experiência estética e percepção do corpo são exploradas. Projetos de curadoria de grandes exposições de arte, como a Bienal de São Paulo e a Documenta de Kassel, buscam, em suas propostas, estimular experiências estéticas transformadoras em vários sentidos. Nesse contexto, nosso objetivo é discutir como o projeto curatorial da 33ª Bienal de São Paulo (2018), com coordenação geral de Gabriel Pérez-Barreiro, problematiza a percepção do corpo, tanto na relação do visitante com seu corpo individual, como em rede com o corpo das obras e do espaço expositivo. Nosso argumento é que Pérez-Barreiro, em sua curadoria, empreende uma experiência que potencializa diferentes graus de consciência corporal. O artigo propõe reflexões sobre o conceito de somaestética (Shusterman) e adota a cartografia como método (Leão).

Palavras-chave: Processos de criação em curadoria, Bienal de São Paulo, Experiência estética, Percepção do corpo, Cartografia.

Biografia do Autor

Lucia Leao, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Lucia Leão é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autora de vários livros, entre eles: O labirinto da hipermídia e O chip e o caleidoscópio. É Pós Doutora em Artes pela UNICAMP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. lucleao@pucsp.br
Publicado
2020-04-28
Como Citar
Leao, L., & Oliveira, L. (2020). Curadoria, corpo e percepção na 33ª Bienal de São Paulo. Revista Trama Interdisciplinar, 10(1), 48 - 63. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11903