Interdisciplinaridade para além do voluntarismo
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Disciplinaridade. Totalidade. Ciência. Filosofia do sujeitoResumo
este estudo visa contribuir para a superação de algumas leituras reducionistas sobre a interdisciplinaridade, de caráter a-histórico, como parece ser a filosofia do sujeito[1]. Nessa ordem de raciocínio, a análise concentra-se no processo histórico da produção do conhecimento, abarcando as concepções de totalidade desde a literatura relacionada à história da filosofia, passando pelo século XIX, quando esta categoria avança para a particularidade, até desembocar em nova preocupação com a unidade por meio da ideia de interdisciplinaridade. Os resultados apontam que tal prática parece impensável sem a base que a possibilita ? a materialidade histórica ? estando fadadas ao fracasso as teorizações que a configurem fora desta lógica. Entender o sujeito como autônomo, em relação ao objeto, e auto-suficiente para a investigação do real, pelo seu mero "ato de vontade", é, portanto, uma das expressões que desautorizam as concepções a-históricas que não apresentam substrato suficiente para configurar a construção histórica do objeto "interdisciplinaridade".
[1] "A filosofia do sujeito caracteriza-se por privilegiar a ação do sujeito sobre o objeto, de modo a tornar o sujeito um absoluto na construção do conhecimento e do pensamento. O sujeito, aí, é autônomo" (JANTSCH E BIANCHETTI (2011, p. 19).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.