Sucesso escolar, globalização e estratégias de subversão nas classes populares

  • Rodolfo Alves de Macedo
  • Ani Martins da Silva
Palavras-chave: Sucesso escolar, Classes populares, Globalização, Políticas educacionais, Escolarização.

Resumo

Trata-se de relato de pesquisa bibliográfica centrada na temática do sucesso escolar que, assim como seu contraponto – fracasso escolar, apresenta-se conceitualmente variável nos espaços e tempos históricos. O tema é de diminuta produção acadêmica, quando comparado ao do fracasso escolar. A investigação voltou-se à compreensão de como o sucesso escolar tem se configurado nas políticas educacionais brasileiras vigentes, de bases capitalistas, que prezam pelo acúmulo de capital econômico e capital cultural institucionalizado, nos termos de Pierre Bourdieu. No encaminhamento da pesquisa, foram retomadas contribuições teóricas sobre desigualdades escolares, circunscritas ao campo da Psicologia e Sociologia da Educação, em especial, Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, Bernard Charlot, e, no campo das políticas educacionais, José Carlos Libâneo. De forma mais específica, privilegiou-se na revisão da literatura: conceitos de fracasso e sucesso escolar, em uma perspectiva histórica; explicações de causas do fracasso escolar, sob diferentes enfoques teóricos; possíveis fatores que podem levar alunos de camadas populares ao sucesso escolar; reflexões sobre o que é configurado como sucesso escolar, tomando-se como referência o encaminhamento das atuais políticas educacionais. Concluiu-se que o conceito de sucesso escolar tem sido relacionado ao bom rendimento do estudante em avaliações padronizadas, como o Enem, para fins de ingresso na educação superior e no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Rodolfo Alves de Macedo
Graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi e professor da rede privada de ensino.
Ani Martins da Silva
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Professora orientadora da pesquisa.
Publicado
2019-08-30
Como Citar
Macedo, R. A. de, & Silva, A. M. da. (2019). Sucesso escolar, globalização e estratégias de subversão nas classes populares. Revista Trama Interdisciplinar, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11523