ANÁLISE COMPARATIVA DA REDE FERROVIÁRIA DE PORTUGAL E DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Vanessa Inegues Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Vicente Denser Pamboukian Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Ferrovia. Mobilidade. Transporte de passageiros.

Resumo

Este artigo analisa a viabilidade da implantação de uma nova ferrovia no estado de São Paulo, tendo por base as ferrovias de Portugal.1 É feita uma análise do transporte ferroviário de Portugal e do estado de São Paulo e são traçados paralelos entre as características físicas e operacionais das redes ferroviárias desses dois territórios. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e coleta de dados com os principais órgãos estatísticos e do setor de transportes de cada país. A partir desse levantamento, verificou-se a falta de recursos para o transporte ferroviário de cargas e especialmente de passageiros no estado de São Paulo perante a estrutura ferroviária de Portugal. O estudo de caso tratou de projetar por meio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) uma nova ferrovia para São Paulo que atendesse aos deslocamentos populacionais, obtendo resultados sobre seu traçado, viabilidade, gastos e demanda. Foi verificada a viabilidade de uma ferrovia projetada no canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes que interligaria São Paulo a Campinas, e como essa iniciativa reduziria o tempo de viagem nesse trajeto. Essa ferrovia demonstrou-se viável visto que seu projeto já constava no planejamento da própria Rodovia dos Bandeirantes, eliminado assim muitas movimentações de terra que poderiam onerar sua execução. Verificou-se também que há demanda necessária para a implementação de uma ferrovia nesse local.

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Inegues, V., & Pamboukian, S. V. D. (2019). ANÁLISE COMPARATIVA DA REDE FERROVIÁRIA DE PORTUGAL E DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 19(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/11003

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