USO DE GEOPROCESSAMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Larissa Porteiro Carminato, Stephanie Ciarlariello, Sergio Vicente Denser Pamboukian

Resumo


No contexto atual pode-se observar a acirrada competividade entre empresas do setor imobiliário para conquistar clientes e faturar vendas. Para se sobressair, a maioria das empresas recorre a ferramentas de Inteligência de Mercado para obter informações que auxiliem no processo decisório e aumentem a probabilidade de sucesso. Dentre as ferramentas, os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são os mais utilizados para realizar análises espaciais das características do local, da população e dos concorrentes. Atualmente são vendidos softwares SIG especializados para uso do mercado imobiliário, porém outros softwares gratuitos podem ser utilizados para os mesmos fins. Este trabalho simula uma incorporação imobiliária na zona leste de São Paulo utilizando softwares SIG gratuitos como Sistema de Apoio à Decisão no mercado imobiliário com o objetivo de verificar as necessidades da região e a partir disto sugerir um empreendimento para o terreno escolhido. Conclui-se viável e eficaz a utilidade dos SIG quanto ao seu apoio, aplicações, técnicas e limitações para esse fim.


Palavras-chave


Sistemas de Informações Geográficas. Geomarketing. Mercado Imobiliário.

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