IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PONTOS CRÍTICOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Maria Teresa Lasmar, Bernardo Moeller de Moraes, Tiago Inada Inouye, Paulo Brukirer Bacaltchuck, Sergio Vicente Denser Pamboukian

Resumo


Acidentes de trânsito são uma das maiores causas de óbitos em todo o mundo. Uma Auditoria da Segurança Viária é um exame formal de um projeto de tráfego futuro ou uma via existente, no qual uma equipe independente, qualificada reporta o potencial de acidentes e a performance da segurança de um local.  Este trabalho apresenta uma metodologia para localizar e classificar pontos com maior incidência de acidentes de trânsito, denominados pontos críticos. Uma identificação inicial dos pontos com maior concentração de acidentes pode ser feita através de mapas de calor gerados por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). A classificação dos pontos críticos identificados pode ser feita por um mecanismo, conhecido como taxa de severidade, que permite diferenciar pontos críticos de acordo com a periculosidade dos acidentes levando em consideração o volume médio diário e o tipo de acidente. A análise das condições físicas da via em um ponto crítico, permite a escolha de soluções ou melhorias para reduzir os acidentes neste ponto.

Palavras-chave


Acidentes de trânsito; Pontos críticos; Mapas de calor; Taxa de severidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BAZANI, Adamo. Orçamento de São Paulo aprovado pela Câmara prevê 4,7 bilhões para mobilidade urbana. Diário do Transporte. 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2017.

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO (CET). Relatório Anual de Acidentes de Trânsito. São Paulo: CET, 2014. 74 p. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN). Resolução nº 600, de 24 de maio de 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2017.

CUCICK, Fernanda Luzia et al. Estratégia para redução de mortes no trânsito da cidade de São Paulo. Blucher Engineering Proceedings, v. 2, n. 1, p. 341-359, 2015. Disponível em: . Acesso em 13 jun. 2017.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). Metodologia para identificação de segmentos críticos. Identificação e Proposição de Melhorias em Segmentos Críticos da Malha Rodoviária Federal do DNIT, São Paulo, p.18-22, 01 mai. 2009. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2016.

EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE (Minas Gerais). Manual de Medidas Moderadoras de Tráfego - Traffic Calming. Belo Horizonte: Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, 2013. 275 p. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2016.

GEORGE, Vitor. Ocorrência de trânsito na cidade de São Paulo. Disponível em:

. Acesso em: 12 de ago. 2016.

GOOGLE INC. Google Street View. 2017. Disponível em: . Acesso em: 04 mai. 2017.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Tabelas de Custos. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2017.

SENADO FEDERAL. Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre mortes por acidentes de trânsito em 178 países é base para década de ações para segurança. Em Discussão: Revista de audiências públicas do Senado Federal, [Brasília], v. 13, nov. 2012. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2012 caderno complementar 2: Acidentes

de Trânsito. São Paulo: Instituto Sangari, 2012. Disponível em:

. Acesso em: 13 jun. 2017.






COMO EFETUAR O CADASTRO NA RMEC

Autor

1. Acessar o site da revista: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec

2. Clicar no botão “Acesso”.

3. Clicar em “Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema”.

4. Preencher todos os dados.

4.1 No final do formulário, escolher a opção “Autor”.

4.2 Clicar no botão “Cadastrar”.

5. O usuário deve receber um e-mail de confirmação.

Avaliador

1. Efetuar normalmente o cadastro de Autor.

2. Enviar e-mail para revista.engenharia@mackenzie.br:

  • indicar que deseja ser avaliador;
  • informar o LOGIN (a senha não é necessária);
  • informar as áreas de interesse para avaliação;

3. O Editor-Chefe incluirá no cadastro o papel de “Avaliador”.