ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BUS RAPID TRANSIT EM GRANDES CENTROS URBANOS

Ruane da Cunha Gracio, Sergio Vicente Denser Pamboukian

Resumo


Os grandes centros urbanos, por serem atrativos populacionais, acabam tendo que desenvolver alternativas viáveis para que os deslocamentos sejam feitos de maneira segura e eficiente. Enquanto existirem baixos investimentos nos meios de transporte coletivos, os congestionamentos formados por veículos individuais irão se tornar cada vez mais caóticos, gerando perdas financeiras, de tempo, aumento do stress e poluição do meio ambiente. A implantação do sistema coletivo Bus Rapid Transit (BRT) poderia ser uma alternativa para aliviar os meios de transporte já existentes em uma certa região, visando atrair uma parte dos usuários dos meios coletivos já saturados. Este trabalho realizou um estudo de caso utilizando o Visum, software de macro simulação, para analisar os impactos causados pela implantação desse sistema na Avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo. Através da simulação, foi possível ver que o BRT apresenta algumas vantagens frente aos trens e metrôs da região, viabilizando as transferências modais, atraindo uma quantidade significativa de usuários.


Palavras-chave


Bus Rapid Transit. Software de simulação. Macro simulação.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO. BRT Brasil: A evolução das cidades. 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2017.

CICLOVIVO, Redação. Os 5 melhores transportes públicos do mundo. 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2017.

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO. Pesquisa de Monitoração da Mobilidade. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2017.

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Pesquisa Origem Destino. 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2017.

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO. Quem somos. 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2017.

ENGEBRAS. Cidade Inteligente. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2017.

LEVINSON, Herbert S. et al. BUS RAPID TRANSIT. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2017.

MALAN, Cecília. Londres e Paris reduzem limite de velocidade em várias vias das cidades. 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.

VOLVO. Volvo BRT - O que ganham os passageiros? 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2017.