ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BUS RAPID TRANSIT EM GRANDES CENTROS URBANOS

Autores

  • Ruane da Cunha Gracio Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Vicente Denser Pamboukian Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Bus Rapid Transit. Software de simulação. Macro simulação.

Resumo

Os grandes centros urbanos, por serem atrativos populacionais, acabam tendo que desenvolver alternativas viáveis para que os deslocamentos sejam feitos de maneira segura e eficiente. Enquanto existirem baixos investimentos nos meios de transporte coletivos, os congestionamentos formados por veículos individuais irão se tornar cada vez mais caóticos, gerando perdas financeiras, de tempo, aumento do stress e poluição do meio ambiente. A implantação do sistema coletivo Bus Rapid Transit (BRT) poderia ser uma alternativa para aliviar os meios de transporte já existentes em uma certa região, visando atrair uma parte dos usuários dos meios coletivos já saturados. Este trabalho realizou um estudo de caso utilizando o Visum, software de macro simulação, para analisar os impactos causados pela implantação desse sistema na Avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo. Através da simulação, foi possível ver que o BRT apresenta algumas vantagens frente aos trens e metrôs da região, viabilizando as transferências modais, atraindo uma quantidade significativa de usuários.

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Referências

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

Gracio, R. da C., & Pamboukian, S. V. D. (2018). ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BUS RAPID TRANSIT EM GRANDES CENTROS URBANOS. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 18(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/11002

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