Proposta de Indicadores para a Qualidade de Vida no Município de São Paulo

Auteurs

  • Eraldo Genin Fiore Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mônica Yukie Kuwahara Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Roseli da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Vladimir Fernandes Maciel Universidade Presbiteriana Mackenzie

Résumé

Este artigo descreve o resultado do esforço teórico e metodológico dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida (NPQV) para buscar uma forma objetiva de mensurar a qualidade de vida no município de São Paulo. Dentre as várias dimensões consideradas determinantes da qualidade de vida, sete apresentaram dados suficientemente desagregados a ponto de gerar informações que permitissem elaborar uma medida da qualidade de vida para unidades geográficas menores – as subprefeituras – do município. As dimensões selecionadas foram: 1. cultura e lazer, 2. saúde, 3. segurança, 4. educação, 5. renda e trabalho, 6. habitação e 7. infra-estrutura e meio ambiente. Com base nos microdados do Censo 2000 e em outras fontes oficiais, criou-se o Índice Econômico de Qualidade de Vida (IEQV), que se apresenta como

 

proxy para o bem-estar dessa população. Para estimar os pesos tanto dos indicadores selecionados dentro de cada dimensão como para o número índice agregado, foi utilizada a técnica de análise fatorial. O índice criado permite ordenar as subprefeituras de São Paulo em termos de melhores e piores condições em 2000, consideradas as dimensões selecionadas. Nesse ranking, as subprefeituras de Parelheiros, M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Socorro apresentam os piores resultados, enquanto Pinheiros, Vila Mariana, Lapa e Santo Amaro figuram entre as subprefeituras de maior qualidade de vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eraldo Genin Fiore, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida do Curso de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Roseli da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora e Pesquisadora do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto (USP-Ribeirão Preto).

Vladimir Fernandes Maciel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor e Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida do Curso de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e doutorando do Programa de Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV).

Téléchargements

Publiée

2009-06-26

Comment citer

Fiore, E. G., Kuwahara, M. Y., da Silva, R., & Maciel, V. F. (2009). Proposta de Indicadores para a Qualidade de Vida no Município de São Paulo. Revista De Economia Mackenzie, 5(5). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/798

Numéro

Rubrique

Artigos