Abertura Comercial e Deconcentração das Metrópoles e Capitais Brasileiras

Autores

  • Vladimir Fernandes Maciel Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, por meio do desempenho do mercado de trabalho (via crescimento do nível de emprego), o processo de reorientação espacial da atividade econômica dos grandes centros para o interior do Brasil. Será mostrado que, dentre outro efeitos, o maior grau de abertura da economia contribuiu para a nova localização da atividade econômica. É o processo de expulsão das capitais e das regiões metropolitanas e a atração pelas regiões não metropolitanas e do interior. Com isso, as antigas aglomerações das grandes cidades brasileiras são rompidas, e novos pólos de crescimento e adensamento econômico são criados no interior do País. Dessa forma, a decisão de localização estratégica das empresas muda sensivelmente, e novas oportunidades relacionadas ao comércio exterior podem ser exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Fernandes Maciel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Economista pela FEA-USP e Mestre em Economia de Empresas pela FGV-SP. Professor do departamento de economia da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2009-06-24

Como Citar

Maciel, V. F. (2009). Abertura Comercial e Deconcentração das Metrópoles e Capitais Brasileiras. Revista De Economia Mackenzie, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/758

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)