Abertura Comercial e Deconcentração das Metrópoles e Capitais Brasileiras

Auteurs

  • Vladimir Fernandes Maciel Universidade Presbiteriana Mackenzie

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar, por meio do desempenho do mercado de trabalho (via crescimento do nível de emprego), o processo de reorientação espacial da atividade econômica dos grandes centros para o interior do Brasil. Será mostrado que, dentre outro efeitos, o maior grau de abertura da economia contribuiu para a nova localização da atividade econômica. É o processo de expulsão das capitais e das regiões metropolitanas e a atração pelas regiões não metropolitanas e do interior. Com isso, as antigas aglomerações das grandes cidades brasileiras são rompidas, e novos pólos de crescimento e adensamento econômico são criados no interior do País. Dessa forma, a decisão de localização estratégica das empresas muda sensivelmente, e novas oportunidades relacionadas ao comércio exterior podem ser exploradas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vladimir Fernandes Maciel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Economista pela FEA-USP e Mestre em Economia de Empresas pela FGV-SP. Professor do departamento de economia da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Téléchargements

Publiée

2009-06-24

Comment citer

Maciel, V. F. (2009). Abertura Comercial e Deconcentração das Metrópoles e Capitais Brasileiras. Revista De Economia Mackenzie, 1(1). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/758

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice