Macroeconomia aberta e estabilidade econômica sob enfoque da teoria de portfólio

Autores

  • Roseli da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O objetivo deste artigo é reconstituir o caminho dos desenvolvimentos teóricos para a análise da economia aberta, no curto prazo, à luz da teoria de portfólio, em paralelo aos fatos históricos relevantes. Assim, resgatam-se os argumentos teóricos em torno da relação instrumento–objetivo em política econômica, que depende das escolhas entre os regimes monetário e cambial. O modelo aqui elaborado possui a vantagem de não apresentar impactos de primeira ordem da política econômica dependentes da hipótese sobre o grau de mobilidade de capitais, já que no enfoque de equilíbrio geral da teoria de portfólio as inclinações relativas entre as curvas de equilíbrio nos estoques do m e rcado monetário e de títulos externos são definidas pelas condições de substitutibilidade bruta entre os ativos disponíveis ao público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Teoria Econômica pelo IPE/USP. Professora de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Pesquisadora dos Núcleos de Pesquisa em Qualidade de Vida (NPQV) e de Avaliação de Conjuntura Econômica (NACE) da UPM.

Downloads

Publicado

2009-06-25

Como Citar

da Silva, R. (2009). Macroeconomia aberta e estabilidade econômica sob enfoque da teoria de portfólio. Revista De Economia Mackenzie, 2(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/767

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)