Proposta de Indicadores para a Qualidade de Vida no Município de São Paulo
Resumen
Este artigo descreve o resultado do esforço teórico e metodológico dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Qualidade de Vida (NPQV) para buscar uma forma objetiva de mensurar a qualidade de vida no município de São Paulo. Dentre as várias dimensões consideradas determinantes da qualidade de vida, sete apresentaram dados suficientemente desagregados a ponto de gerar informações que permitissem elaborar uma medida da qualidade de vida para unidades geográficas menores – as subprefeituras – do município. As dimensões selecionadas foram: 1. cultura e lazer, 2. saúde, 3. segurança, 4. educação, 5. renda e trabalho, 6. habitação e 7. infra-estrutura e meio ambiente. Com base nos microdados do Censo 2000 e em outras fontes oficiais, criou-se o Índice Econômico de Qualidade de Vida (IEQV), que se apresenta como
proxy para o bem-estar dessa população. Para estimar os pesos tanto dos indicadores selecionados dentro de cada dimensão como para o número índice agregado, foi utilizada a técnica de análise fatorial. O índice criado permite ordenar as subprefeituras de São Paulo em termos de melhores e piores condições em 2000, consideradas as dimensões selecionadas. Nesse ranking, as subprefeituras de Parelheiros, M’Boi Mirim, Cidade Ademar e Socorro apresentam os piores resultados, enquanto Pinheiros, Vila Mariana, Lapa e Santo Amaro figuram entre as subprefeituras de maior qualidade de vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista de Economia Mackenzie pertenecen a los autores, los cuales otorgan a la Universidade Presbiteriana Mackenzie los derechos exclusivos para publicar el contenido. La reproducción total o parcial está prohibida sin la debida autorización del Comité Editorial, excepto cuando se haya autorizado previamente.