As Representaões Sociais dos Acadêmicos e Egressos Sobre a Terapia Ocupaciona

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Letícia Rocha Dutra
http://orcid.org/0000-0002-0863-5604
Paulo Afrânio Sant’Anna

Resumo

O presente estudo se propõe a conhecer as representações sociais dos estudantes e egressos do curso de T.O. da UFMG sobre sua profissão, buscando identificar diferentes estágios de constituição dessas representações ao longo do processo de formação, atuação e a construção da identidade profissional.  Participaram do estudo, acadêmicos e egressos (n=100) divididos em 3 subgrupos (inicias, finais e egressos). Para a coleta de dados foi aplicado um questionário de evocação livre de palavras e posteriormente foram processados pelo software EVOC2005 e CHIC®. Os resultados mostraram que entre as palavras que compõe o núcleo central, somente autonomia e independência apresentaram alta representatividade nos três subgrupos. Durante toda a sequência da análise dos dados este binômio se destaca, como observado também na árvore hierárquica. Conclui-se que os acadêmicos e egressos ao representarem a profissão priorizam o fazer profissional, que pode estar relacionado com a dificuldade em definir e criar uma identidade profissional.

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Detalhes do artigo

Seção
Psicologia Social e Saúde das Populações
Biografia do Autor

Letícia Rocha Dutra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Atualmente é doutoranda do pós-graduação do programa de Ciência da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre profissional em Ensino em Saúde pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, graduada em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de desenvolvimento infantil com ênfase em Terapia Ocupacional
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