Adquisición de Lectura Recombinativa Después de Entrenamientos y Tests con Palabras Dictadas e Escritas
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
Los derechos de autor de los artículos publicados en Psicología: Teoría y Practica pertenecen a los autores, quienes otorgan a la Universidad Presbiteriana Mackenzie los derechos no exclusivos para publicar el contenido.
Citas
CUMMING, W. W.; BERRYMAN, R. The complex discriminated operant: studies of matching-to-sample and related problems. In: MOSTOFSKY, D. I. (Org.). Stimulus generalization. Stanford, Cal.: Stanford University Press, 1965. p. 284-330.
DEBERT, P.; MATOS, M. A.; MCILLVANE, W. J. Conditional relations with compound abstract stimuli using a go/no-go procedure. Journal of The Experimental Analysis of Behavior, v. 87, p. 89-96, 2007.
DE ROSE, J. C.; MELCHIORI, L. E.; SOUZA, D. G. de. Aprendizagem de leitura através de um procedimento de discriminação sem erros (exclusão): uma replicação com pré-escolares. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 8, p. 101-111, 1992.
DE ROSE, J. C.; SOUZA, D. G. de; HANNA, E. S. Teaching reading and spelling: exclusion and stimulus equivalence. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 29, p. 451-469, 1996.
DE ROSE, J. C. et al. Aquisição de leitura após história de fracasso escolar: equivalência de estímulos e generalização. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 5, p. 325-346, 1989.
DE ROSE, J. C. Stimulus equivalence and generalization in reading after matching to sample by exclusion. In: HAYES, S. C.; HAYES, L. J. (Org.). Understanding verbal relations. Reno: Context Press. 1992. p. 69-82.
GALVÃO, O. F.; CALCAGNO, S.; SIDMAN, M. Testing for emergent performances in extinction. Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin, v. 10, p. 18-20, 1992.
GOLDSTEIN, H.; MOUSETIS, L. Generalized language learning by children with severe mental retardation: effects of peer's expressive modeling. Journal of Applied Beha-vior Analysis, v. 22, p. 245-259, 1989.
GOMES, R. C. Controle por unidades menores e leitura recombinativa: solicitação de comportamento textual durante a aquisição de pré-requisitos. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
HÜBNER, M. M. O paradigma de equivalência e suas implicações para a compreensão e emergência de repertórios completos. In: BANACO, R. (Org.). Sobre comportamento e cognição. São Paulo: ARBytes, 1997. p. 423-429.
HÜBNER, M. M. et al. (2000). Efeito da Simples Recombinação de Letras e Sílabas sobre a Generalização de Leitura, sem Procedimentos Auxiliares de Identificação de Unidades Mínimas. Resumos de Comunicações Científicas, ABPMC, p. 76.
HÜBNER, M. M.; GOMES, R. C.; MCILLVANE W. J. Recombinative generalization in minimal verbal unit-based reading instruction for pre-reading children. Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin, v. 27, p. 11-17, 2009.
HÜBNER, M. M.; MATOS, M. A. Controle discriminativo na aquisição da leitura: efeito da repetição e variação na posição das sílabas e letras. Temas em Psicologia, v. 2,p. 99-108, 1993.
HÜBNER-D’OLIVEIRA, M. M. Estudos em relações de equivalência: uma contribuição à investigação do controle por unidades mínimas na aquisição de leitura com pré-escolares. 1990. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.
LEITE, S. A. S. Alfabetização e fracasso escolar. São Paulo: Edicon, 1998.
MAIA, A. C. B.; PEREIRA, A. B.; SOUZA, G. S. Aquisição de leitura e desempenho no Wisc. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 15, p. 17-26, 1999.
MALHEIROS, R. H. S. Equivalência de estímulos e recombinação silábica: aquisição de leitura após redução de treino de linha de base e testes de equivalência e generalização. 2002. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2002.
MATOS, M. A.; HÜBNER, M. M. The effects of sucessive and simultaneous acquisitions of reading – related repertories on recombinative reading. In: INTERNATIONAL CON-GRESS ON BEHAVIORISM AND THE SCIENCES OF BEHAVIOR, 4., 1998, Sevilla. Spain, 1998. p. 262.
MATOS, M. A.; HÜBNER-D’OLIVEIRA, M. M. Equivalence relations and reading. In: HAYES, S. C.; HAYES, L. J. (Org.). Understanding verbal relations. Reno: Context Press, 1992.
MATOS, M. A. et al. Oralização e cópia: efeitos sobre a aquisição de leitura generalizada recombinativa. Temas em Psicologia, v. 1, p. 47-64, 1997.
MATOS, M. A. et al. Rede de relações condicionais e leitura recombinativa: pesquisando o ensinar a ler. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 54, p. 284-303, 2002.
MELCHIORI, L. E.; SOUZA, D. G.; DE ROSE, J. C. Reading, equivalence and recombination of units: a replication with students with different learning histories. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 33, p. 97-100, 2000.
MELLO, G. N. Fatores intra-escolares como mecanismo de seletividade no ensino de 1º grau. Educação & Sociedade, v. 1, p. 20-25, 1979.
MESQUITA, A. A. Aprendizagem de leitura de palavras: efeito do treino de diferentes unidades textuais. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
MUELLER, M. M. et al. Recombinative generalization of within-syllable units in pre-Recombinative generalization of within-syllable units in pre-reading children. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 33, p. 515-531, 2000.
PIMENTEL, E. P. Desenvolvimento de um sistema para pesquisa em equivalência e unidades verbais menores utilizando estruturas de dados para texto e imagem. 1996. Dissertação (Mestrado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 1996.
QUINTEIRO, R. S. Aprendizagem de leitura receptiva e de comportamento textual: efeito do número de palavras treinadas sobre o repertório recombinativo. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
SAUNDERS, K. J.; WILLIAMS, D. C.; SPRADLIN, J. E. Derived stimulus control: are there any differences among procedures and processes? In: ZENTALL, T. R.; SMEETS, P. M. (Ed.) Stimulus class formation in humans and animals. Amsterdam: Elsevier, 1996. p. 93-109.
SIDMAN, M. Reading and auditory-visual equivalences. Journal of Speech and Hearing Research, v. 14, p. 5-13, 1971.
SIDMAN, M. Equivalence relations and behavior: a research story. Boston, MA: Authors Cooperative, 1984.
SIDMAN, M.; TAILBY, W. Conditional discrimination vs. matching to sample: an expansion of the testing paradigm. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 37, p. 5-22, 1982.
SKINNER, B. F. Verbal behavior. New York: Appleton, Century, Crofs, 1957.
SOUZA, D. G. et al. Transferência de controle de estímulos de figuras para texto no desenvolvimento de leitura generalizada. Temas em Psicologia, v. 1, p. 33-46, 1997.
SOUZA, D. G. et al. Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita e a construção de um currículo suplementar. In: Hübner, M. M. C.; Marinotti, M. (Org.). Análise do comportamento para a educação: contribuições recentes. Santo André: Esetec Editores Associados, 2004.