Levantamento de Questões sobre o Reconhecimento da Fala do Autista
Contenido principal del artículo
Resumen
No que diz respeito à caracterização dos distúrbios nas produções verbais dos autistas, tem sido destacado, nos vários estudos da área, o caráter de “eco” dessas produções, no sentido de que as palavras são repetidas na forma como são ouvidas. Por sua vez, tem-se realçado, em tais repetições, seu aspecto de estereotipia, rigidez ou imobilidade – o que produz um efeito de estranhamento no ouvinte – constituindo-se, portanto, numa marca de singularidade da sintomatologia de natureza verbal, no autismo. Nesse sentido, o presente artigo colocou em discussão o reconhecimento da referida singularidade, comparando-o com os efeitos provocados (no investigador) pelas produções verbais, também singulares, da criança que não apresenta distúrbios na sua trajetória lingüística. A partir de uma tal comparação, algumas questões foram levantadas, tendo sido sugerido que o reconhecimento da singularidade das verbalizações ecolálicas do autista se daria pela via inversa do reconhecimento do caráter singular da fala do sujeito, no início de seu percurso de aquisição de linguagem.
Descargas
Detalles del artículo
Los derechos de autor de los artículos publicados en Psicología: Teoría y Practica pertenecen a los autores, quienes otorgan a la Universidad Presbiteriana Mackenzie los derechos no exclusivos para publicar el contenido.
Citas
CARVALHO, G. M. M. (1995). Erro de pessoa: levantamento de questões sobre o equívoco em aquisição da linguagem. Tese de Doutorado. Campinas: IEL – UNICAMP. Encaminhada para publicação. Editora da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
GUERRA, A.G. & CARVALHO, G.M.M. (1999). Impasse e desamparo: na trilha da interpretação. Percurso, 12 (23), p. 73-80.
JAKOBSON, R. (1963). Deux aspects du langage et deux tipes d’aphasie. In: Essais de Linguistique Générale. Paris: Minuit, p. 43-67.
KANNER, L. (1997/1943). Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In: Rocha, P. S. (Org.) Autismos. S. Paulo: Editora Escuta.
DE LEMOS, C.T. (2000a). Questioning the notion of development: the case of language acquisition. Culture & Psychology, 6 (2), p. 169-182.
DE LEMOS, C. T. (2000b). Sobre o paralelismo, sua extensão e a disparidade de seus efeitos. Trabalho apresentado no Quinto Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem e Primeiro Encontro Internacional sobre Aquisição da Linguagem, Porto Alegre: PUC-RS.
LEMOS, M. T. (1994). A Língua que me falta: uma análise dos estudos em Aquisição da Linguagem. Tese de Doutorado. Campinas, IEL – UNICAMP.
MILNER, J. C. (1987). O Amor da Língua. Porto Alegre: Artes Médicas.
RAJAGOPALAN, K. (2000). O singular: uma pedra no caminho dos teóricos da linguagem. Cadernos de Estudos Lingüísticos (38), p. 79-84.
SAUSSURE, F. (1989). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix