Fracasso Escolar: Reflexões sobre uma História Antiga, mas Atual

Contenido principal del artículo

Roseli Fernandes Lins Caldas

Resumen

Este trabalho propõe-se a estabelecer uma reflexão sobre o relato de um aluno norte-americano a respeito de seu processo escolar, cuja publicação é datada de 1940. O presente texto busca revelar a atualidade desta situação descrita, em termos de educação, a despeito das diferenças culturais ou temporais. Os dados contidos no relato serão discutidos com base na Teoria Crítica, que considera a gênese sócio-histórico-política dos problemas ligados ao fracasso escolar. A reflexão visa a estabelecer uma análise crítica sobre o processo de escolarização que, muitas vezes apoiado pelos laudos psicológicos, continua culpando o aluno por suas deficiências escolares, como repetência e baixo rendimento acadêmico. O trabalho indica a incoerência na avaliação do aluno repetente protagonista da história, revelando suas competências, a partir de seu próprio relato, na tentativa de deslocar as causas e soluções individualizadas para considerações sobre o processo escolar como produtor do fracasso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Artigos

Citas

BOCK, A. M. B. (ET AL.) Psicologia e Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

MARTINS, J. S. Introdução à Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos, 1977.

MEIRA, M. E. M; ANTUNES, M. A. M. Construindo uma concepção crítica de Psicologia Escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia sócio-histórica. In: MEIRA, M. E. M; ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo, Casa do Psicólogo: 2003.

MOYSÉS, M. A. & COLLARES, C. A. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico. Série Idéias – FDE, São Paulo, nº 23, p.25-31, 1997.

MOYSÉS, M. A. & COLLARES, C. A. A patologização da Educação. Série Idéias – FDE, São Paulo, nº 23, p. 25-31, 1994.

MOYSÉS, M. A. & COLLARES, C. A. Crianças silenciadas: as avaliações de inteligência. In: Revista Psicologia. São Paulo: Instituto de Psicologia, USP. v. 8, n. 1, p. 63-89, 1997.

NAVAS, L.; SAMPASCUAL, G.; CASTEJÓN, J.L. Las expectativas de profesores y alumnos como predictores del rendimiento academico. Revista de Psicologia General y Aplicada – Revista de La Sociedad Española de Psicologia. v. 44 , n. 2, abril, p. 231-239, 1991.

NÓVOA. A . Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1994.

PATTO, M. H. S. Laudos psicológicos: notas para uma reflexão. Jornal do CRP – 6ª região, São Paulo, p. 16, 1995.

PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

PATTO, M. H. S. Para uma crítica da razão psicométrica. In: Revista Psicologia USP, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 47-62, 1997.

PATTO, M. H. S. Ciência e política na primeira república: origens da psicologia escolar. In: Histórias da Psicologia no Brasil, RODRIGUES, H.C. et al (orgs). Rio de Janeiro: USRJ, 1999.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

SCOZ, B. Os problemas e aprendizagem na escola. In: Psicopadagogia e realidade escolar. São Paulo: Vozes, 2000.

SOUZA, M. P. R. A queixa escolar e o predomínio de uma visão de mundo. In: MACHADO, A. M; SOUZA, M.P.R. (org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

SOUZA, B. P. Professora desesperada procura psicóloga para classe indisciplinada. In: MACHADO, A. M; SOUZA, M.P.R. (org.) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

STEPHEN, C. Traduzido e adaptado por VILHENA, M. L. S. DE: The poor scholar’s soliloquy childhood education, n. 20, p. 219-220, jan. 1944.

TANAMACHI, E.; PROENÇA, M; ROCHA, M. (org) Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.