Adaptação ao Português Brasileiro do O*NET Interests Profiler – Short Form

Conteúdo do artigo principal

Marco Antônio Pereira Teixeira
Sergio Armando López Castillo

Resumo

O objetivo deste estudo foi adaptar o O*NET Interests Profiler – Short Form para o português brasileiro. O instrumento avalia interesses vocacionais de acordo com o modelo RIASEC, que inclui seis dimensões (Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional). As evidências de validade foram obtidas por meio da Análise de Componentes Principais, Escalonamento Multidimensional, correlações entre os conceitos secundários do modelo teórico e contrastes entre grupos ocupacionais. Os resultados da ACP, dos contrastes entre os grupos selecionados e dos resultados das correlações entre os conceitos secundários confirmaram as expectativas teóricas. No entanto, os resultados do EMD não confirmaram totalmente a estrutura hexagonal. Em geral, os resultados sugerem que o instrumento adaptado apressenta evidências aceitáveis de validade. Estudos adicionais são sugeridos para aumentar a adequação da versão brasileira do instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Teixeira, M. A. P., & Castillo, S. A. L. (2020). Adaptação ao Português Brasileiro do O*NET Interests Profiler – Short Form. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 22(1), 41–63. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p41-63
Seção
Avaliação Psicológica

Referências

Bowles, S. M. (2008). Is congruence dead? An examination of the correlation between Holland’s congruence and job satisfaction using improved methodology. (Order No. 3326882, West Virginia University). ProQuest Dissertations and Theses, 181. Retrieved from http://search.proquest.com/docview/304449046?accountid=14553.

Darr, W., & Kelloway, E. K. (2016). Sifting the Big Five: Examining the criterion-related validity of facets. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 3(1), 2–22. doi:10.1108/JOEPP-11-2015-0038

Fonteyne, L., Wille, B., Duyck, W., & De Fruyt, F. (2017). Exploring vocational and academic fields of study: Development and validation of the Flemish SIMON Interest Inventory (SIMON-I). International Journal for Educational and Vocational Guidance, 17(2), 233–262. doi:10.1007/s10775-016-9327-9

Gupta, S., Tracey, T. J. G., & Gore, P. A. (2008). Structural examination of RIASEC scales in high school students: Variation across ethnicity and method. Journal of Vocational Behavior, 72(1), 1–13. doi:10.1016/j.jvb.2007.10.013

Holland, J. H. (1997). Making vocational choices: A theory of vocational personalities and work environments (3 ed.). Odessa, FL: Psychological Assessment Resources.

Iachan, R. (1990). Some extensions of the Iachan congruence index. Journal of Vocational Behavior, 36(2), 176–180. doi:10.1016/0001-8791(90)90025-w

International Test Commission. (2017). The ITC Guidelines for Translating and Adapting Testes (Second edition). Translation authorized by Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Retrieved from: https://www.intestcom.org/

Jaensch, V. K., Hirschi, A., & Spurk, D. (2016). Relationships of Vocational Interest Congruence, Differentiation, and Elevation to Career Preparedness Among University Students. Zeitschrift für Arbeits – und Organisationspsychologie A&O, 60(2), 79–89. doi:10.1026/0932-4089/a000210

Meireles, E., & Primi, R. (2015). Evidências de validade e precisão para avaliação dos tipos profissionais de Holland. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(62), 307–315. doi:10.1590/1982-43272562201504

Morgan, B., & de Bruin, G. P. (2018). Structural Validity of Holland’s Circumplex Model of Vocational Personality Types in Africa. Journal of Career Assessment, 26(2), 275–290. doi:10.1177/106907271769274

Mudarra Sánchez, M. J. (2007). El sistema de autoevaluación de áreas profesionales: Un instrumento de diagnóstico y orientación profesional. Educación XX1, 10(0). doi:10.5944/educxx1.1.10.303

Muthén, B., & Kaplan, D. (1992). A comparison of some methodologies for the factor analysis of non-normal Likert variables: A note on the size of the model. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, 45, 19–30. doi10.1111/j.2044-8317.1992.tb00975.x

Okino, E. (2009). O SDS e o BBT-Br em orientação profissional: Evidências de validade e precisão. (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). doi:10.11606/t.59.2009. tde-21092009-092215

Primi, R., Moggi, M. A., & Casellato, É. O. (2004). Estudo correlacional do inventário de busca auto dirigida (self-directed search) com o IFP. Psicologia Escolar e Educacional, 8(1), 47–54. doi:10.1590/s1413-85572004000100006

Rounds, J., Su, R., Lewis, P., & Rivkin, D. (2010). O*NET Interest Profiler Short Form Psychometric Characteristics: Summary and Supporting Evidence. Department of Labor O*NET Resource Center.

Rounds, J., Smith, T., Hubert, L., Lewis, P., & Rivkin, D. (1999). Development of occupational interest profiles for O*NET. Raleigh, NC: National Center for O*NET Development. Rounds, J., & Tracey, T. J. (1996). Cross-cultural structural equivalence of RIASEC models and measures. Journal of Counseling Psychology, 43(3), 310–329. doi:10.1037/0022-0167.43.3.310

Sturrock, K., & Rocha, J. (2000). A Multidimensional Scaling Stress Evaluation Table. Field Methods, 12(1), 49–60. doi:10.1177/1525822x0001200104

Tay, L., Drasgow, F., Rounds, J., & Williams, B. A. (2009). Fitting measurement models to vocational interest data: Are dominance models ideal? Journal of Applied Psychology, 94(5), 1287–1304. doi:10.1037/a0015899

Teixeira, M. A. P. (2010). Desenvolvimento de carreira em universitários: Construção de um instrumento. Anais do III Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Retrieved from http://www.cienciaeprofissao.com.br/III/anais/anais.cfm

Wille, B., Tracey, T. J. G., Feys, M., & De Fruyt, F. (2014). A longitudinal and multi-method examination of interest–occupation congruence within and across time. Journal of Vocational Behavior, 84(1), 59–73. doi:10.1016/j.jvb.2013.12.001