As Representaões Sociais dos Acadêmicos e Egressos Sobre a Terapia Ocupaciona
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Resumo
O presente estudo se propõe a conhecer as representações sociais dos estudantes e egressos do curso de T.O. da UFMG sobre sua profissão, buscando identificar diferentes estágios de constituição dessas representações ao longo do processo de formação, atuação e a construção da identidade profissional. Participaram do estudo, acadêmicos e egressos (n=100) divididos em 3 subgrupos (inicias, finais e egressos). Para a coleta de dados foi aplicado um questionário de evocação livre de palavras e posteriormente foram processados pelo software EVOC2005 e CHIC®. Os resultados mostraram que entre as palavras que compõe o núcleo central, somente autonomia e independência apresentaram alta representatividade nos três subgrupos. Durante toda a sequência da análise dos dados este binômio se destaca, como observado também na árvore hierárquica. Conclui-se que os acadêmicos e egressos ao representarem a profissão priorizam o fazer profissional, que pode estar relacionado com a dificuldade em definir e criar uma identidade profissional.
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