Indicadores emocionais no Desenho da Figura Humana: investigando evidências de validade

Ingrid Piccollo Comparini, Solange Muglia Wechsler, Wagner de Lara Machado

Resumo


O Desenho da Figura Humana (DFH) é muito utilizado para a avaliação emo­cional de crianças, porém há pouca validade empírica da medida. O objetivo deste es­tudo foi investigar evidências de validade por critério externo para o DFH. A amostra foi composta de 91 crianças (62,6% meninas), com idades entre 11 e 12 anos, que frequentavam instituições de educação básica. Para tanto, utilizou-se o DFH avaliado pelo sistema de dificuldades emocionais e Youth Self-Report (YSR), Inventário de Auto­avaliação para Jovens que avalia dificuldades comportamentais e emocionais. Foram estimadas as correlações entre ambas as medidas e comparados os totais e os itens específicos do DFH com as dimensões comportamentais do YSR. Não foram observa­das associações entre os totais de indicadores emocionais do DFH e nos totais do YSR. No presente estudo, não foi observada a validade do DFH como medida de problemas emocionais, indicando a necessidade de mais estudos sobre sua validade.

Palavras-chave: avaliação psicológica; desenho infantil; dificuldades emocionais; vali­dade; problemas emocionais.


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ISSN 1980-6906 (on-line)