Conhecimento e Autoeficácia de Memória em Adultos: Relações com Indicadores Socioeducacionais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: até o Ensino Médio (n = 20) e com Ensino Superior (n = 20) completos. Também foi investigada a associação entre metamemória e nível socioeconômico (NSE) e entre frequência de hábitos de leitura (HL) e escrita (HE) na amostra total. Os resultados mostraram que adultos com Ensino Superior completo relataram maior percepção de Controle, maiores Conhecimento e uso de Estratégias de memória em comparação ao outro grupo. Adultos com mais altos NSE, HL e HE relataram conhecer mais estratégias de memória e controlar melhor suas habilidades mnemônicas. Esses indicadores socioeducacionais podem estar associados a um funcionamento metacognitivo mais adaptado. O estudo discute o papel do perfil educacional e das atividades intelectuais de adultos saudáveis economicamente ativos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP. (2012). Critério de classificação econômica Brasil. Recuperado de http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=301
Beaudoin, M., & Desrichard, O. (2011). Are memory self-efficacy and memory performance related? A meta-analysis. Psychological Bulletin, 137(2), 211-241. doi:10.1037/a0022106
Dixon, R. A., & Hultsch, D. F. (1983a). Structure and development of metamemory in adulthood. Journals of Gerontology, 38, 682-688. doi:10.1093/geronj/38.6.682
Dixon, R. A., & Hultsch, D. F. (1983b). Metamemory and memory for text relationships in adulthood: A cross-validation study. Journals of Gerontology, 38, 689-694. doi:10.1093/geronj/38.6.689
Dunlosky, J., & Bjork, R. A. (2008).The integrated nature of metamemory and memory. In J.
Dunlosky, & R. A. Bjork (Eds.), Handbook of Metamemory and Memory (pp. 11- 28). New York: Psychology Press.
Dunlosky, J., & Metcalfe, J. (2009). Metacognition. San Francisco: Sage.
Fisher, G. G., Stachowski, A., Infurna, F. J., Faul, J. D., Grosch, J., & Tetrick, L. E. (2014). Mental work demands, retirement, and longitudinal trajectories of cognitive functioning. Journal of Occupational Health Psychology, 19(2), 231-242. doi:10.1037/a0035724
Gindri, G., Frison, T. B., Oliveira, C. R., Zimmermann, N., Netto, T. M., LandeiraFernandez, J., Parente, M. A. M. P., Ferré, P., Joanette, Y., & Fonseca, R. P. (2012). Métodos em reabilitação neuropsicológica. In J. Landeira-Fernandez, & Sérgio Fukusima (Org.), Métodos em neurociência (pp. 373-345). São Paulo: Manole.
Hackman, D. A., & Farah, M. J. (2009). Socioeconomic status and the developing brain. Trends in Cognitive Sciences, 13(2), 65-73. doi:10.1016/j.tics.2008.11.003.
Hertzog, C., & Dixon, R. A. (1994). Metacognitive development in adulthood and old age. In J. Metcalfe, & A. P. Shimamura (Eds.), Metacognition: Knowing about knowing (pp. 227–251). Cambridge, MA: MIT Press. Hertzog, C., & Dunlosky, J. (2011). Metacognition in later adulthood: spared monitoring can benefit older adults’ self-regulation. Current Directions in Psychological Science, 20(3), 167–173. doi:10.1177/0963721411409026
Jefferson, A. L., Gibbons, L. E., Rentz, D. M., Carvalho, J. O., Manly, J., Bennet, D. A., & Jones, R. N. (2011). A life course model of cognitive activities, socioeconomic status, education, reading ability and cognition. The American Geriatrics Society, 59(8), 1403-1411. doi:10.1111/j.1532-5415.2011.03499.x
Jefferson, A. L., Gibbons, L. E., Rentz, D. M., Carvalho, J. O., Manly, J., Bennet, D. A., & Jones, R. N. (2011). A life course model of cognitive activities, socioeconomic status, education, reading ability and cognition. The American Geriatrics Society, 59(8), 1403-1411. doi:10.1111/j.1532-5415.2011.03499.x
Lineweaver, T. T., & Hertzog, C. (1998). Adults’ efficacy and control belief regarding memory and aging: Separating general from personal beliefs. Aging, Neuropsychology and Cognition, 5(4), 264-296. doi:10.1076/anec.5.4.264.771
Lojo-Seoane, C., Facal, D., Guàrdia-Olmos, J., & Juncos-Rabadán, O. (2014). Structural model for estimating the influence of cognitive reserve on cognitive performance in adults with subjective memory complaints. Archives of Clinical Neuropsychology, 29, 245-255. doi:10.1093/arclin/acu007
Overschelde, J. P. V. (2008). Metacognition: knowing about knowing. In J. Dunlosky, & R. A. Bjork (Eds.), Handbook of Metamemory and Memory (pp. 47-71). New York: Psychology Press.
Pawlowski, J., Remor, E., Parente, M. A. M. P., Salles, J. F., Fonseca, R. P., & Bandeira, D. R. (2012). The influence of Reading and writing habits associated with education on the neuropsychological performance of Brazilian adults. Reading and Writing, 25(9), 2275-2289. doi:10.1007/s11145-012-9357-8
Rodrigues, M. C., Alves, M. A. P., Almeida, R. D., & Silva, R. L. M. (2014). Intervenção em habilidades cognitivas e metacognitivas de leitura em alunos do Programa de Educação Tutorial – PET. Psicologia: Teoria e Prática, 16(1), 181-190. doi:10.15348/1980-6906/psicologia.v16n1p181-190
Solé-Padullés, C., Bartrés-Faz, D., Junqué, C., Vendrell, P., Rami, L., Clemente, I. C., Bosch, B., Villar, A., Bargalló, N., Jurado, M. A., Barrios, M., & Molinuevo, J. L. (2009). Brain structure and function related to cognitive reserve variables in normal aging, mild cognitive impairment and Alzheimer’s disease. Neurobiology of Aging, 30(7), 1114-1124. doi:10.1016/j.neurobiolaging.2007.10.008
Stern, Y. (2009). Cognitive reserve. Neuropsychologia, 47(10), 2015-2028. doi:10.1016/j.neuropsychologia.2009.03.004
Wischgoll, A. (2016). Combined Training of One Cognitive and One Metacognitive Strategy Improves Academic Writing Skills. Frontiers in Psychology, 7, p. 1-13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00187
Yassuda, M. S., Lasca, V. B., & Neri, A. L. (2005). Meta-memória e auto-eficácia: Um estudo de validação de instrumentos de pesquisa sobre memória e envelhecimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18, 78-90. doi:10.1590/S0102-79722005000100011