Habilidades Cognitivas Ao Longo do Desenvolvimento: Contribuições para o Estudo da Atenção Concentrada

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Luiz Renato Rodrigues Carreiro
Caroline Tozzi Reppold
Mirella Martins de Castro Mariani
Vera Rocha Reis Lellis
Natália Martins Dias
Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos
Alessandra Gotuzo Seabra

Resumo

A atenção é um construto multidimensional com variações ao longo do desenvolvimento. No Brasil, há carência de instrumentos com características psicométricas adequadas para avaliar tais diferenças. Este trabalho analisou contribuições de diferentes estudos que utilizaram testes de atenção por cancelamento (TAC e AC) para avaliação do desenvolvimento da atenção em uma amostra normativa de crianças (n = 722) e sua comparação em amostra clínica com TDAH (n = 46). Foi realizada uma Anova para avaliar o efeito de idade no TAC, demonstrando diferença significativa para número de acertos e erros. No teste AC, realizou-se uma Anova dos dados de 78 crianças que também apontou aumento significativo de acertos em função da idade. O mesmo padrão ocorreu na comparação com 46 crianças com desatenção e hiperatividade. Os resultados mostram melhor desempenho atencional com a progressão da idade, além da possibilidade de uso desses instrumentos para caracterização de grupos com e sem indicadores compatíveis com TDAH.


 

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Carreiro, L. R. R., Reppold, C. T., Mariani, M. M. de C., Lellis, V. R. R., Dias, N. M., Fioravanti-Bastos, A. C. M., & Seabra, A. G. (2015). Habilidades Cognitivas Ao Longo do Desenvolvimento: Contribuições para o Estudo da Atenção Concentrada. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 17(2), 153–170. https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n2p153-170
Seção
Avaliação Psicológica

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