Investigação da Estrutura e Composição das Funções Executivas: Análise de Modelos Teóricos

Conteúdo do artigo principal

Natália Martins Dias
Cristiano Mauro Assis Gomes
Caroline Tozzi Reppold
Ana Carolina Fioravanti-Bastos
Emmy Uehara Pires
Luiz Renato Rodrigues Carreiro
Alessandra Gotuzo Seabra

Resumo

Apesar de relativo consenso acerca da existência de três funções executivas (FE) básicas, inibição, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, há menor conhecimento sobre sua organização e contribuição à solução de tarefas. O estudo testou diferentes modelos teóricos acerca da estrutura e composição das FE. Utilizou-se a matriz de correlação de Miyake et al. (2000) que avaliou universitários em 15 tarefas de FE. O modelo 1 demonstra um fator geral e componentes específicos. No modelo 2, componentes básicos agrupam-se sob um componente geral FE, e, no modelo 3, os componentes memória de trabalho e inibição são hierarquicamente mais básicos do que a flexibilidade. O modelo 2 apresentou melhor ajuste aos dados. Uma quarta variá vel latente foi relevante e contribuiu para duas tarefas. Sustenta-se um modelo hierárquico, isto é, um fator FE geral e componentes específicos. A comparação de modelos é uma estratégia relevante para a compreensão destes em neuropsicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, N. M., Gomes, C. M. A., Reppold, C. T., Fioravanti-Bastos, A. C., Pires, E. U., Carreiro, L. R. R., & Seabra, A. G. (2015). Investigação da Estrutura e Composição das Funções Executivas: Análise de Modelos Teóricos. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 17(2), 140–152. https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n2p140-152
Seção
Avaliação Psicológica

Referências

Ardila, A. (2008). On the evolutionary origins of executive functions. Brain and cognition, 68(1), 92-99.

Brydges, C. R., Fox, A. M., Reid, C. L., & Anderson, M. (2014). The differentiation of executive functions in middle and late childhood: A longitudinal latent-variable analysis. Intelligence, 47, 34-43.

Chan, R. C., Shum, D., Toulopoulou, T., & Chen, E. Y. (2008). Assessment of executive functions: Review of instruments and identification of critical issues. Archives of Clinical Neuropsychology, 23(2), 201-216.

Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual review of psychology, 64, 135-168.

Dias, N. M., & Seabra, A. G. (2014). The FAS fluency test in Brazilian children and teenagers: executive demands and the effects of age and gender. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 72, 55-62.

Duncan, J., Parr, A., Woolgar, A., Thompson, R., Bright, P., Cox, S., ... & Nimmo-Smith, I. (2008). Goal neglect and Spearman's: Competing parts of a complex task. Journal of Experimental Psychology: General, 137(1), 131.

Hooper, D., Coughlan, J., & Mullen, M. (2008). Structural equation modelling: guidelines for determining model fit. Articles, 2.

Huizinga, M., Dolan, C. V., & van der Molen, M. W. (2006). Age-related change in executive function: Developmental trends and a latent variable analysis. Neuropsychologia, 44(11), 2017-2036.

Kass, R. E., & Raftery, A. E. (1995). Bayes factors. Journal of the American statistical association, 90(430), 773-795.

Miller, M. R., Giesbrecht, G. F., Müller, U., McInerney, R. J., & Kerns, K. A. (2012). A latent variable approach to determining the structure of executive function in preschool children. Journal of Cognition and Development, 13(3), 395-423.

Miyake, A., & Friedman, N. P. (2012). The nature and organization of individual differences in executive functions four general conclusions. Current directions in psychological science, 21(1), 8-14.

Miyake, A., Friedman, N. P., Emerson, M. J., Witzki, A. H., Howerter, A., & Wager, T. D. (2000). The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “frontal lobe” tasks: A latent variable analysis. Cognitive psychology, 41(1), 49-100.

Reppold, C. T., Gomes, C. M. A., Seabra, A. G., Muniz, M., Valentini, F., & Laros, J. A. (2015). Contribuições da psicometria para os estudos em psicologia cognitiva e neuropsicologia. Psicologia: Teoria e Prática, 17 (2).

Seabra, A. G., Reppold, C. T., Dias, N. M., & Pedron, A. C. (2014). Modelos de funções executivas. In: A.G. Seabra, J. A. Laros, E. C. Macedo & N. Abreu (Eds.), Inteligência e funções executivas: avanços e desafios para a avaliação neuropsicológica (pp. 41-55). São Paulo: Memnon.

St Clair-Thompson, H. L., & Gathercole, S. E. (2006). Executive functions and achievements in school: Shifting, updating, inhibition, and working memory. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, 59(4), 745-759.

Strauss, E., Sherman, E. M., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. Oxford University Press.