Sentido Pessoal Atribuído à Atividade de Estudo no Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Edimar Roberto de Lima Sartoro
Marli Lúcia Tonatto Zibetti

Resumo

O objetivo do texto é discutir o sentido atribuído por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental à atividade de estudo. Os dados foram obtidos em pesquisa com adolescentes de classes populares, multirrepetentes em uma escola pública no interior de Rondônia, utilizando-se de encontros de grupo focal. Fundamentando-se na Psicologia Histórico-cultural, considera-se que a educação escolar é uma atividade intencional que tem como função básica a socialização das conquistas humanas com vistas ao desenvolvimento pleno dos indivíduos. Os resultados indicam que, para os estudantes ouvidos, a escola não representa um local de aprendizagem, sendo o processo educativo significado como vazio, cansativo e repetitivo, no qual a aprovação passa a ter um fim em si mesma, enquanto o sentido do processo escolar é produzido pelas amizades e pelos encontros entre pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia e Educação

Referências

Asbahr, F. da S. F., & Souza, M. P. R. de. (2014). Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico‑cultural. Estudos de Psicologia, 19(3), 157‑238.

Davidov, V. V. (1988). La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso.

Duarte, N. (1998). Relações entre ontologia e epistemologia e a reflexão filosófica sobre o trabalho educativo. Perspectiva, 16(29), 99‑116.

Duarte, N. (1999). A individualidade para‑si: contribuições a uma teoria histórico‑social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados.

Elkonin, D. B. (1987). Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico e la infancia. In: V. Davidov, M. Shuare. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS: Antologia (pp. 104‑124). Moscú: Editorial Progresso.

Facci, M. G. D. (2008). Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (2014). Indicadores educacionais: educação básica. Recuperado em 12 março, 2013, de http://portal.inep.gov.br/inepdata.

Leontiev, A. (1978). O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro.

Marx, K. (1982). Para a crítica da Economia Política; salário, preço e lucro; o rendimento e suas fontes: a economia vulgar. São Paulo: Abril Cultura.

Moura, M. O., Araujo, E. S., Ribeiro, F. D., Panossian, M. L., & Moretti, V. D. (2010). A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In M. O. Moura. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico‑cultural (pp. 81‑110). Brasília, DF: Líber Livro.

Oliveira, F. A. F. (2012). O sentido pessoal da escola e o sofrimento em adolescentes com dificuldades no processo de escolarização. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Paraná, Maringá.

Paulo Netto, J. (1989). Notas para a discussão da sistematização da prática e teoria em Serviço Social. Cadernos ABESS, (3), 141‑153.

Saviani, D. (2000). Pedagogia histórico‑crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados.

Sforni, M. S. F. (2004). Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM Editora.

Vigotski, L. S. (1995). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In L. S. Vigotski. Obras escogidas (pp. 11‑340, t. III). Madrid: Visor/MEC.

Vigotski, L. S. (1996). Paidologia del adolescente. In L. S. Vigotski. Obras escogidas. (t. IV). Madrid: Visor/MEC.

Vigotski, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2010). A transformação socialista do homem. Recuperado em 17 julho, 2012, de http://www.pstu.org.br/cont/subjetividade_vigotski.doc.