Dificuldades de Maternagem em um Grupo de Mães de Crianças Agressivas

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Aline Esteves Basaglia
Maria Abigail de Souza

Resumo

A agressividade no ambiente escolar foi considerada por Winnicott uma das manifestações de tendência antissocial decorrente de privação emocional precoce. Com esse pressuposto, sugeriu que, para tentar garantir um trabalho bem-sucedido com crianças agressivas, seria aconselhável oferecer um ambiente protetor e estável que lhes faltou. Devido à escassez de estudos envolvendo diretamente mães de crianças agressivas, esta pesquisa buscou investigar o funcionamento psíquico de mães de meninos entre 8 e 12 anos que apresentavam queixa de agressividade no ambiente escolar. Trinta mães que tinham seus filhos em atendimento psicológico foram submetidas a duas entrevistas psicodiagnósticas, uma sobre o filho e outra sobre ela mesma (Edao). Os resultados evidenciaram frágil controle das emoções, dificuldade no estabelecimento de contato interpessoal, sentimentos de insegurança, de angústia e tendência depressiva. Tais características poderiam produzir um efeito negativo sobre o desempenho da função materna, diminuindo a possibilidade de proporcionar aos filhos um ambiente protetor e estável.

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Como Citar
Basaglia, A. E., & Souza, M. A. de. (2015). Dificuldades de Maternagem em um Grupo de Mães de Crianças Agressivas. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 17(1), 15–25. https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n1p15-25
Seção
Psicologia Clínica

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