Relações Entre Raciocínio Auditivo Musical e Inteligência*

Conteúdo do artigo principal

Fernando Pessotto
Ricardo Primi
Lucas de Francisco Carvalho
Fabiano Koich Miguel

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar se o teste de raciocínio auditivo musical (RAu) avalia uma habilidade específica, relacionada ao processamento auditivo (Ga), ou se o instrumento configura-se como teste de avaliação de inteligência fluida (Gf) ou de conhecimento específico (Gkn). Além disso, buscou-se evidenciar a capacidade do RAu para discriminar os indivíduos em diferentes níveis de habilidade musical. Três grupos – músicos (N = 7), músicos amadores (N = 22) e leigos em música (N = 20) – com idade variando entre 18 e 59 anos, sendo 57,1% do sexo masculino, responderam aos testes. Encontraram-se correlações moderadas significativas entre Analogias 2 e as provas de raciocínio verbal e raciocínio espacial (0,36 e 0,37, respectivamente). Os três grupos diferiram significativamente nas medidas de acordo com o nível de experiência com música. Os resultados sugerem que o raciocínio e processamento auditivo são construtos relacionados, e que o RAu é capaz de discriminar as pessoas de acordo com o nível de habilidade musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

Almeida, L. S., Guisande, M. A., Primi, R., & Ferreira, A. (2008). Construto e medida da inteligência: contributos da abordagem fatorial. In: Candeias, A., Almeida, L., Roazzi, A., & Primi, P. Inteligência: Definição e medida na confluência de múltiplas concepções. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1-20.

Billhartz, T. D., Bruhn, R. A., & Olson, J. E. (1999). The Effect of Early Music Training on Child Cognitive Development. Journal of Applied Developmental Psychology, New York, 20 (4), 615-636.

Carroll, J. B. (1993). Human cognitive abilities: a survey of factor-analytic studies. New York: Cambridge University Press, 832 p.

Carroll, J. B. (1997). The Three-Stratum Theory of Cognitive Abilities. In: Flanagan, D. P., Genshaft, J. L., & Harrison, P. L. (Org), Contemporary intellectual assessment: theories, tests and issues. New York: Guilford Press, 122-130.

Cunha, T. F. (2007). Desenvolvimento de um Teste de Processamento Auditivo com estímulos musicais. 2007. 109 f. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade São Francisco, Itatiba.

Cunha, T., Primi, R., Berberian, A., Ambiel, R. A. M., Pessotto, F., Miguel, F. K. (2006). Teste de Raciocínio Auditivos Musical (RAu), Itatiba: Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional – LabAPE, Universidade São Francisco.

Dowling, J. (1999). The development of music perception and cognition. In: Deutsch, D. (Org.), The Psychology of Music New York: Academic Press. 603-625.

Engle, R. W., Tuholski, S. W., Laughlin, J., & Conway, A. R. A. (1999). Working memory, short-term memory and general fluid intelligence: A latent variable model approach. Journal of Experimental Psychology: General, Washington, 128, 309-331.

Haavisto, M. L., Lehto, J. E. (2004). Fluid/spatial and crystallised intelligence in relation to domain-specific working memory: a latent-variable approach. Learning and Individual Differences, Columbus, 15, 1-21.

Helmbold, N., Rammayer, T., & Altenmüller, E. (2005). Diferences in Primary Mental Abilities between Musicians and Nonmusicians. Journal of Individual Differences, Gottingen, 26, (2), 74-85.

Hemphill, J. F. (2003). Interpreting the magnitudes of correlation coefficients. American Psychologist, Washington, 58, 78-79.

Joanisse, M. F. & Gati, J. S. (2003). Overlapping neural regions for processing rapid temporal cues in speech and nonspeech signals. NeuroImage, 19 (1), 64–79.

Lathroum, L. (2011). The Role of Music Perception in Predicting Phonological Awareness in Five- and Six-Year-Old Children. Dissertação—[s.l.] University of Miami.

Mcgrew, K. S. (2009). CHC theory and the human cognitive abilities project: Standing on the shoulders of the giants of psychometric intelligence research, Intelligence, Norwood, 37 (1), 1-10.

Peretz, I., Champod, A. S., & Hyde, K. (2003). Varieties of musical disorders. The Montreal Battery of Evaluation of Amusia. Annals of the New York Academy of Sciences, 999, 58-75.

Primi, R. (1998). Desenvolvimento de um instrumento informatizado para avaliação do raciocínio analítico, 1998. 156 f. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Primi, R. (2002). Inteligência Fluida: definição fatorial, cognitiva e neuropsicológica. Ribeirão Preto, Paidéia, 12(23), 57-77.

Primi, R. (2003). Inteligência nos Modelos Teóricos e nos Instrumentos de Medidas. Avaliação Psicológica, Itatiba, 2, 67-77.

Primi, R. & Almeida, L. S. (2002). BPR-5 – Bateria de Provas de Raciocínio: Manual Técnico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 48 p.

Primi, R. & Almeida, L. (2002). Inteligência geral ou fluida: desenvolvimentos recentes na sua concepção. Sobredotação, Braga, 3, 127-144.

Schellenberg, E. G. (2004). Music lessons enhance IQ. Psychological Science, 15, 511–514.

Schellenberg, E. G. & Moreno, S. (2009). Music lessons, pitch processing, and g. Psychology of Music. Toronto, 38 (2), 209-221.

Schönwiesner, M., Rübsamen, R., & Von Cramon, D. Y. (2005). Hemispheric asymmetry for spectral and temporal processing in the human antero-lateral auditory belt cortex. European Journal of Neuroscience, 22 (6), 1521–1528.

Verguts, T. & De Boeck, P. (2002). On the correlation between working memory capacity and performance on intelligence tests. Learning and Individual Differences, Washington, 13, 37-55.

Vigil-Colet, A., Perez-Olle, J., & Fernandez, M. (1997). The relationships of basic information processing measures with fluid and crystallized intelligence. Personality and Individual Differences, Washington, 23, 55-65.

Wessinger, C. M. et al. (2001). Hierarchical Organization of the Human Auditory Cortex Revealed by Functional Magnetic Resonance Imaging. Journal of Cognitive Neuroscience, 13 (1), 1–7.