Desenvolvimento Infantil: Concepções e Práticas de Educadoras em Creches Públicas

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Deborah Dornellas Ramos
Nádia Maria Ribeiro Salomão

Resumo

Partindo do pressuposto de que o sistema de crenças sobre o desenvolvimento infantil é elaborado mediante o contexto histórico-cultural e repercute sobre as interações adulto-criança, o presente estudo investigou as concepções de educadoras em creches públicas sobre o desenvolvimento infantil e sua promoção, considerando a realidade de trabalho e a relação família-creche. Em entrevista com seis educadoras, abordaram-se os seguintes aspectos: rotina de trabalho, desenvolvimento das crianças e relação família-creche. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temática. De modo geral, as educadoras avaliaram positivamente o desenvolvimento das crianças. Contudo, aspectos negativos, como agressividade e agitação, também foram relatados. Observou-se que os conflitos entre cuidar e educar se mostraram presentes nas rotinas das creches, repercutindo, sobretudo, nas relações estabelecidas com as famílias e nas interações educadora-criança. Salienta-se a necessidade de compreender esses dados mediante as particularidades do contexto específico em que emergiram.

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