Os Relacionamentos Amorosos na Contemporaneidade sob a Óptica dos Jovens

Conteúdo do artigo principal

Luciane Najar Smeha
Micheli Viera de Oliveira

Resumo

Este estudo buscou conhecer a percepção dos jovens adultos sobre os relacionamentos amorosos na contemporaneidade. Para a realização desta pesquisa, foi feita uma entrevista semi-estruturada com oito jovens de ambos os sexos, com  idades entre 18 e 25 anos, sendo que os dados foram submetidos para  análise de conteúdo. Como resultado, os jovens apontam que os relacionamentos atuais baseiam-se na individualidade, liberdade, descartabilidade, busca do romantismo, igualdade de gêneros e superficialidade.  Eles procuram em uma relação: confiança, respeito, beleza e alguém com um bom futuro profissional. Os jovens também acreditam que  o medo da responsabilidade e do constante investimento em uma relação poderá dificultar o relacionamento. Assim, o futuro das relações seria baseado em maior  individualismo entre parceiros e casais morando em casas separadas. Por meio desta pesquisa, constatou-se que as relações da atualidade são baseadas na liberdade e na individualidade, acontecendo quando há o investimento de ambas as partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciane Najar Smeha, Centro Universitário Franciscano

.

Referências

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 LTDA.

Bauman, Z. (1998). O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

________ .(2004). Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

Chaves, J. F.(2010).As percepções de jovens sobre os relacionamentos amorosos na atualidade. Psicologia em Revista, 16(1), 28-46.

Costa, J. F.(1998). Sem fraude, nem favor: Estudos sobre o amor romântico. Rio de Janeiro: Rocco.

Falcke, D. & Zordan, E.(2010). Amor, Casamento e Sexo: Opinião de Adultos Jovens Solteiros. Arq. bras. psicol. 62(2), 143-155.

Féres-Carneiro, T.(1998). Casamento contemporâneo: o difícil convívio da individualidade com a conjugalidade. Psicologia: Reflexão e crítica,.11(2),379-394.

Ferry, L.(2007). Aprender a viver: filosofia para os novos tempos.Rio de Janeiro: Objetiva.

Giddens,A.(2002). Modernidade e identidade. Rio de Janeiro:Zahar.

Guedes, D. & Assunção, L.(2006). Relações amorosas na contemporaneidade e indícios do colapso do amor romântico (solidão cibernética?). Rev. Mal-Estar Subj., 6( 2).

Lipovetsky, G. (2004). Os tempos hiper-modernos. Tradução de Mario Vilela. São Paulo: Editora Barcelona.

Pregnolato, M. (2003). Vida a dois: Um breve olhar sobre o relacionamento amoroso: Instituto Sedes Sapientiae.

Ribeiro, K. P. (2010). A visão de relacionamentos afetivos e conjugalidade em mulheres separadas de diferentes gerações.

Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas- Instituto de Psicologia: Rio de Janeiro.

Rosset, S. M. (2004). O casal de cada dia. Curitiva: Sol.

Shinyashiki, R. (2000). Os donos do futuro. 24 ed. São Paulo: Infinito.

Teykal, C. M. (2007). O homem atual e a inserção da mulher no mercado de trabalho. Porto Alegre: Psico, PUC RS, 38(3), 262-268.

Wagner, A., Falcke, D. & Meza, E, B.(1997). Crenças e valores dos adolescentes acerca de família, casamento, separação e projetos de vida. Psicologia: reflexão e crítica,10(1),155-167.

Zordan, E. P. & Strey, M. N.(2010). A Separação Conjugal na Contemporaneidade: motivos, circunstâncias e contextos. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em psicologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul. Porto Alegre, RS.