Jogos Eletrônicos e Juízo Moral: Um Estudo com Adolescentes do Ensino Médio
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Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar a influência que as experiências em mundos virtuais advindas da interação com os jogos eletrônicos têm sobre a competência do juízo moral dos sujeitos. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se com uma amostra por conveniência composta por três turmas do ensino médio, na qual aplicado um questionário para identificação do perfil e o Teste de Juízo Moral (MJT). Foram analisados 72 questionários e testes respondidos. Após análise estatística dos dados obtidos não se encontrou diferenças significativas entre alunos jogadores e não jogadores com relação ao juízo moral. Assim, pode-se questionar e relativizar a influência dos jogos eletrônicos sobre a competência do juízo moral dos sujeitos. Este fato reforça a idéia de que o jogo constitui-se apenas como mais um elemento que contribui com os processos de subjetivação, mas que este não pode ser considerado como determinante das qualidades morais dos sujeitos envolvidos no estudo.
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