Construção da Identidade Discursiva de Estagiários na Área de Psicologia do Trabalho

Conteúdo do artigo principal

Rosângela Rocio Jarros Rodrigues

Resumo

A construção da identidade do psicólogo pode ser compreendida por meio de diferentes propostas de análise. Esta pesquisa inscreve-se na filiação da análise de discurso da linha francesa fundada por Michel Pêcheux. O objetivo é analisar o processo de construção da identidade discursiva do graduando na área de psicologia do trabalho, um campo de atividade de forças ideológicas conflituosas. O método é qualitativo e constitui um estudo de caso, a partir dos dados obtidos por meio de 14 excertos extraídos da seção da fundamentação teórica de relatórios finais do estágio. Os resultados revelam duas formações discursivas dominantes que emergem a partir do discurso do outro: manutenção e transformação. Ambas são projetadas como discursos em confronto para um lugar, o da organização privada. Conclui-se que a identidade discursiva é construída por meio do jogo de aproximação e distanciamento da formação discursiva da transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia Social e Saúde das Populações

Referências

Authier-Revuz, J. (2004). Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: Edipucrs.

Bock, A. M. B. (2009). A psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In A. M. B. Bock., M. G.M. Gonçalves & O. Furtado (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. (4a ed.). (pp. 15-35). São Paulo: Cortez.

Brandão, H. N. (1998). Subjetividade, argumentação, polifonia. A propaganda da Petrobrás. São Paulo: Unesp.

Charadeau, P. & Maingueneau, D. (2012). Dicionário de análise do discurso. (3a ed.). São Paulo: Contexto.

Codo, W. (2006). Um diagnóstico do trabalho - em busca do prazer. In W. Codo (Org.). Por uma psicologia do trabalho: ensaios recolhidos. (pp.75-98). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Fiorin, J.L. (2005). As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. (2a ed.). São Paulo: Ática.

Foucault, M. (2012). Arqueologia do saber. (8a ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Maingueneau, D. (1997). Novas tendências em análise do discurso. (3a ed.). Campinas, SP: Unicamp.

Maingueneau, D. (2008). Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola.

Malvezzi, S. (1979). O papel dos psicólogos profissionais de recursos humanos. (Um estudo na grande São Paulo). Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Malvezzi, S. (2010). A profissionalização dos psicólogos: uma história de promoção humana. In A. V. B. Bastos & S. M. G. Godin (Orgs.). O trabalho do psicólogo no Brasil. (pp. 17-31). Porto Alege: Artmed.

Orlandi, E. P. (1993). Discurso fundador. Campinas, SP: Pontes.

Orlandi, E. P. Identidade lingüística escolar. (2002). In I. Signorini (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. (pp. 231-264). Campinas, SP: Mercado das Letras.

Orlandi, E. P. (2012). Análise do discurso: princípios e procedimentos. (10a ed.). Campinas, SP: Pontes.

Pêcheux, M. (1997). A análise de discurso: três épocas (1983). In F. Gadet & T. Hak (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. (3a ed.). (pp. 311-318). Campinas, SP: Edunicamp.

Pêcheux, M. (1997). Semântica do acontecimento: uma crítica afirmação do óbvio. (3a ed.). Campinas, SP: Unicamp.

Ricoeur, P. (1990). Interpretação e ideologias. (4a ed.). Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Rodrigues, R. R. J. (2011). A identidade discursiva do graduando em Psicologia do Trabalho: a inexorável presença do outro. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Spink, P. (2004). Análise de documentos de domínio público. In M. J. Spink (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. (3a ed.). (pp. 123-151). São Paulo: Cortez.

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. (4a ed.). Porto Alegre: Bookman.