Comportamentos Afetivo-Motivacionais Durante Prova Assistida Diferenciam Pré-escolares Nascidos Prematuros e com Baixo Peso dos Nascidos a Termo

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Flávia Almeida Turrini
Sônia Regina Fiorim Enumo
Erika da Silva Ferrão
Rojane Neves Monteiro

Resumo

Crianças nascidas prematuras e com baixo peso (PT-BP) podem apresentar dificuldades comportamentais, prejudiciais ao desenvolvimento afetivo-social e acadêmico. Este estudo comparou comportamentos afetivo-motivacionais de 15 crianças PT-BP (G1) e 15 nascidas a termo (AT) (G2), aos 5 anos de idade, durante uma prova cognitiva assistida (CATM), Foi aplicado o “Checklist para Avaliação do Comportamento Afetivo-Motivacional Infantil” (ACAMI) aos registros digitalizados. Houve diferenças significativas nos comportamentos facilitadores de crianças: (a) com perfil Ganhador, nas categorias Estados Emocionais, Engajamento na Tarefa, Iniciativa de Interação e Total; (b) G2, nas fases de Assistência e Manutenção do CATM. G1 teve mais comportamentos não-facilitadores em todas as fases do CATM, especialmente no Engajamento na Tarefa e Estados Emocionais. As categorias do ACAMI foram sensíveis para detectar diferenças entre os grupos. Os resultados corroboram a literatura relacionando fatores afetivo-motivacionais e desempenho cognitivo, a prematuridade e o baixo peso com riscos para problemas de comportamento.

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