Prevalência dos Problemas de Comportamento em uma Amostra de Crianças do Rio Grande do Sul

Conteúdo do artigo principal

Juliane Callegaro Borsa
Daiane Silva de Souza
Denise Ruschel Bandeira

Resumo

Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento, medidos através do CBCL/6-18, em uma amostra de crianças escolares residentes em Porto Alegre, região metropolitana e interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram 140 pais, mães ou cuidadores de meninos e meninas, matriculados entre o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Os resultados apontaram que meninos e meninas apresentaram alta prevalência de problemas de comportamentos agressivos
(externalizantes), seguidos por problemas de ansiedade/depressão e isolamento/depressão (internalizantes). Em geral, os problemas de comportamento internalizantes predominaram sobre os externalizantes. Não houve diferença estatisticamente significativa entre meninos e meninas para os diferentes tipos de problemas de comportamento. As variáveis “baixo nível socioeconômico”, “escola pública” e “ocorrência de separação dos pais” apresentaram associação com problemas de comportamento, conforme escores obtidos pela escala total de problemas de comportamento do CBCL/6-18. Conclui-se que as variáveis sociodemográficas podem exercer influência na manifestação de problemas de comportamento na infância e merecem ser investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ACHENBACH, T. M. Manual for the child behavior checklist/4‑18 and 1991 profile. Burlington: University of Vermont, 1991.

______. Manual for the child behavior checklist/6‑18 and 2001 profile. Burlington: University of Vermont, 2001.

ACHENBACH, T. M.; EDELBROCH, C. The child behavior profile: II. Boys aged 12‑16 and girls aged 6‑11 and 12‑16. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 47, n. 2, p. 223‑233, 1979.

ANSELMI, L. et al. Psychosocial determinants of behaviour problems in Brazilian preschool children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 45, n. 4, p. 779‑788, May 2004.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução Cláudia Dornelles. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ASSIS, S. G.; AVANCI, J. Q.; OLIVEIRA, R. V. C. Socioeconomic inequalities and child mental health. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 92‑100, Suplemento 1. Ago. 2009.ASSIS, S. G. et al. Situação de crianças e adolescentes brasileiros em relação à saúde mental e à violência. Ciência e Saúde Coletiva, v. 14, n. 2, p. 349‑361, mar./abr. 2009.

BANDEIRA, D. R. et al. Avaliação de problemas de comportamento infantil através do Child Behavior Checklist (CBCL). In: HUTZ, C. S. (Org.). Avanços em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 101‑122.

BANDEIRA, M. et al. Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: características da ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 2, p. 199‑208, maio/ago. 2006.

BEIJSTERVELDT, C. E. M. van.; HUDZIAK, J. J.; BOOMSMA, D. I. Genetic and environ‑mental influences on cross‑gender behavior and relation to behavior problems: a study of dutch twins at ages 7 and 10 years. Archives of Sexual Behaviour, v. 35, n. 6, p. 647‑658, Dec. 2006.

BEYER, T.; FURNISS, T. Child psychiatric symptoms in primary school: the second wave 4 years after preschool assessment. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 42, n. 9, p. 753‑758, July 2007.

BIRD, H. R.; DUARTE, C. S. Dados epidemiológicos em psiquiatria infantil: orientando políticas de saúde mental. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 24, n. 4, p. 162‑163, out. 2002.

BOLSONI‑SILVA, A. T.; DEL PRETTE, A. Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 5, n. 2, p. 91‑103, 2003.

BOLSONI‑SILVA, A. T. et al. Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré‑escolares: comparando avaliações de mães e de professoras. Psicologia: reflexão e crítica, v. 19, n. 3, p. 460‑469, set./dez. 2006.

BORDIN, I. A. S.; MARI, J. J.; CAEIRO, M. F. Validação da versão brasileira do Child Behaviour Checklist (CBCL) (Inventário de Comportamento da Infância e da Adolescência): dados preliminares. Revista da ABP, v. 17, n. 2, p. 55‑66, 1995.

BORSA, J. C.; NUNES, M. L. T. Concordância parental sobre problemas de comportamento infantil através do CBCL. Paidéia, v. 18, n. 40, p. 317‑330, 2008.

______. Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças escolares da cidade de Porto Alegre. Aletheia, No prelo.

COSTELLO, E. A. et al. Relationships between poverty and psychopathology. American Medical Association, v. 290, n. 15, p. 2023‑2029, Oct. 2003.

COVA, F.; MAGANTO C.; MELIPILLÁN, R. Género, adversidad familiar y síntomas emocionales en preadolescentes. Psykhe, v. 14, n. 1, p. 227‑232, Mayo 2005.

DUNKER, K. L. L.; FERNANDES, C. P. B.; CARREIRA FILHO, D. Influência do nível socioeconômico sobre comportamentos de risco para transtornos alimentares em adolescentes. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. v. 58, n. 3, p. 156‑161, 2009.

FERRIOLLI, S. H. T.; MARTURANO, E. M.; PUNTEL, L. P. Family context and child mental health problems in the Family Health Program. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 2, p. 251‑259, Apr. 2007.

FLEITLICH‑BILYK, B.; GOODMAN, R. Prevalence of child and adolescent psychiatric disorders in Southeast Brazil. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 43, n. 6, p. 727‑734, June 2004.

FURNISS, T.; BEYER, T.; GUGGENMOS, J. Prevalence of behavioural and emotional problems among six‑years‑old preschool children. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 41, n. 5, p. 394‑399, May 2006.

GOLDSMITH, H. H.; LEMERY, K. S. Linking temperamental fearfulness and anxiety symptoms: a behavior‑genetic perspective. Biological Psychiatry, v. 48, n. 12, p. 1199‑1209, Dec. 2000.

HETLINGER, C. A.; SIMPKINS, C. G.; COMBS‑ORME, T. Using the CBCL to determine the clinical status of children in state custody. Children and Youth Services Review, v. 22, n. 1, p. 55‑73, Jan. 2000.

IQUEJIRI, M. H.; ZÁRATE‑PEREIRA, P. Influência dos aspectos socioeconômicos na incidência da gengivite. Revista Internacional de Periodontia Clínica, v. 2, n. 6/7, p. 107‑114, 2005.

JUTTE, D. P. et al. Use of the pediatric symptom checklist in a low‑income, Mexican American population. Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, v. 157, n. 12, p. 1169‑1176, Dec. 2003.

KALFF, A. C. et al. Factors affecting the relation between parental education as well as occupation and problem behavior in Dutch 5‑to 6‑year‑old children. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 36, n. 7, p. 324‑331, July 2001.

KEEGSTRA, A. L.; POST, W. J.; GOORHUIS‑BROUWER, S. M. Behavioural problems in young children with language problems. International Journal of Pediatric Otorhino‑laryngology, v. 74, n. 6, p. 637–641, June 2010.

LÓPEZ‑SOLER, C. et al. Prevalencia y características de los síntomas externalizantes en la infancia. Diferencias de gênero. Psicothema, v. 21, n. 3, p. 353‑358, 2009.

LUIZ, A. M. A. G.; GORAYEB, R.; LIBERATO JR., R. D. R. Avaliação de depressão, problemas de comportamento e competência social em crianças obesas. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 41‑48, jan./mar. 2010.

MOURA, C. B. et al. Caracterização da cliente pré‑escolar de uma clínica escola brasileira a partir do Child Behavior Checklist (CBCL). Contextos Clínicos, v. 1, n. 1, p. 1‑8, jan./jun. 2008.

PAULA, C. S.; DUARTE, C. S.; BORDIN, I. A. S. Prevalence of mental health problems in children and adolescents from the outskirts of Sao Paulo City: treatment needs and ser‑vice capacity evaluation. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 29, n. 1, p. 7‑11, Mar. 2007.

SÁ, D. G. F. et al. Exposição à violência como risco para o surgimento ou a continuidade de comportamento antissocial em adolescentes da região metropolitana de São Paulo. Psicologia: teoria e prática, v. 11, n. 1, p. 179‑188, jan./abr. 2009.

SAPIENZA, G.; AZNAR‑FARIAS, M.; SILVARES, E. F. M. Competência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico. Psicologia: reflexão e crítica, v. 22, n. 2, p. 208‑213, maio/ago. 2009.

SCHNEIDERS, J. et al. Neighbourhood socioeconomic disadvantage and behavioural problems from late childhood into early adolescence. J Epidemiol Community Health, v. 57, n. 9, p. 699‑703, Sept. 2003.

SILVA, A. T. B. Problemas de comportamento e comportamentos socialmente adequados: sua relação com as habilidades sociais educativas de pais.2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2000.

SILVA, M. D. D. T.; FARIAS, M. A.; SILVARES, E. F. M. Adversidade familiar e problemas comportamentais entre adolescentes infratores e não‑infratores. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 4, p. 791‑798, out./dez. 2008.

SILVARES, E. F. M. et al. Um estudo em cinco clínicas‑escolas brasileiras com a lista de verificação comportamental para crianças (CBCL). In: SILVARES, E. F. M. (Org.). Atendimento psicológico em clínicas‑escola. Campinas: Alínea, 2006. p. 59‑72.

STEWART‑BROWN, S. Research in relation to equity: extending the agenda. Pediatrics, v. 112, n. 3, p. 763‑765, Sept. 2003.

SYED, E. U.; HUSSEIN, S. A.; MAHMUD, S. Screening for emotional and behavioural problems amongst 5‑11‑year‑old school children in Karachi, Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, v. 42, n. 5, p. 421‑427, May 2007.

TRAPOLINI, T.; MACMAHON, C. A.; UNGERER, J. A. The effect of maternal depression and marital adjustment on young children’s internalizing and externalizing behaviour problems. Child: care, health and development, v. 33, n. 6, p. 794‑803, Nov. 2007.

VITOLO, Y. L. C. et al. Crenças e atitudes educativas dos pais e problemas de saúde mental em escolares. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 5, p. 716‑724, ago. 2005.

ZWAANSWIJK, M. et al. Help seeking for emotional and behavioural problems in children and adolescents: a review of recent literature. European Child and Adolescent Psychiatry, v. 12, n. 4, p.153‑161, Aug. 2003.