A Construção da Identidade Feminina na Adolescência: Um Enfoque na Relação Mãe e Filha

Conteúdo do artigo principal

Camila Seron
Rute Grossi Milani

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender o papel da relação mãe e filha no processo de construção da identidade feminina na adolescência. Participaram da pesquisa dez adolescentes do sexo feminino, com idade entre quatorze a dezoito anos, que cursavam o ensino médio ou o ensino superior, e que residiam com suas mães. Foi utilizado um roteiro de perguntas semi-estruturado, aplicado através de entrevista. Na sistematização e análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, e para a discussão foi adotado o referencial psicanalítico. Observou-se que a identificação entre elas é um aspecto facilitador para uma relação mais próxima, possibilitando uma maior compreensão dos papéis sociais e da própria feminilidade. Essa relação também contribui para levar a adolescente a refletir sobre que mulher deseja ser, representando um ponto de partida, e posteriormente alcançar uma identidade feminina própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. 10. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

ALMEIDA, L. As mães e as filhas e as avós e as netas nas narrativas genealógicas. Re­vista Destiempos, Cidade do México, v. 4, n. 19, p. 605-628, mar./abr. 2009.

ALMEIDA, M. E. S. Vínculos do amor que favorecem a autonomia do desejo. Psicolo­gia: teoria e prática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 162-179, jul./dez. 2008.

BASSOLS, A. M. S.; KAPCZINSKI, F.; EIZIRIK, C. L. O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CAMPAGNA, V. N. A identidade feminina no início da adolescência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

CASTRO, M. D. A. G. K et al. Desenvolvimento emocional normal da criança e do adolescente. In: CASTRO, E. K; LEVANDOWSKI, D. C. Crianças e adolescentes em psicote­rapia: a abordagem psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 55-74.

CORSO, D. L. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GRINBERG, L.; GRINBERG, R. Identidade e mudança. Lisboa: Climepsi, 1998.

JORDÃO, A. B. Vínculos familiares na adolescência: nuances e vicissitudes na clínica psicanalítica com adolescentes. Aletheia, Canoas, v. 21, n. 1, p. 157-172, jan./jun. 2008.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanálise. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MANESCHY, I. O.; IKETANI, S. R. Adolescência: uma perspectiva crítica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia), Belém, 2002.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2004.

WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.