A Contribuição da Análise das Noções de Espaço, Tempo e Causalidade nas Técnicas Projetivas Diagnósticas: Ludodiagnóstico e Desenho da Figura Humana
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Resumo
O pressuposto é que a teoria de Jean Piaget contribui para o diagnóstico clínico de crianças. O objetivo é verificar a relevância dos aspectos cognitivos na análise de testes e técnicas projetivas utilizadas no diagnóstico psicológico de crianças. O método consistiu em analisar as noções de espaço, tempo e causalidade, tal como entendidos pela teoria do conhecimento de Piaget em protocolos de ludodiagnóstico e Desenho da Figura Humana de crianças de 2 a 14 anos, atendidos na clínica escola. Foram analisados 282 protocolos de sessões clínicas ludodiagnósticas; 55 protocolos de testes projetivos do Desenho da Figura Humana e 123 protocolos de ludodiagnósticos de crianças de 2 a 14 anos de escolas particulares. Os resultados demonstraram a relevância da análise desses indicadores cognitivos para a conclusão diagnóstica, ressaltando o valor do ludodiagnóstico enquanto técnica projetiva para tais investigações cognitivas em contraposição ao desenho da figura humana que não possibilita tais investigações.
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