Manutenção de Relações de Equivalência e a Recordação de Nomes

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Verônica Bender Haydu
Paula Orchiucci Miura

Resumo

Investigar se classes de equivalência são mantidas ao longo do tempo e se há relação entre a manutenção dessas classes e o desempenho em testes de recordação foi o objetivo deste estudo. Nove estudantes universitários foram submetidos ao procedimento de escolha de acordo com o modelo. Foram usados: um microcomputador, um programa de computador, figuras não-familiares (A), nomes de objetos (B) e nomes de pessoas (C). A recordação dos nomes de objetos foi feita em testes recordação livre e de evocação diante dos nomes de pessoas. Na Etapa 1, foram ensinadas as relações condicionais AB e AC. As Etapas 2, 3 e 4 foram realizadas, respectivamente, depois de 2 dias, 30 dias e 60-90 dias, envolvendo cada uma testes de recordação livre, de recordação com dicas, de simetria e de equivalência. A maioria dos participantes que formou relações de equivalência apresentou manutenção das classes de equivalência e recordou os nomes nos testes de evocação.

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Como Citar
Haydu, V. B., & Miura, P. O. (2010). Manutenção de Relações de Equivalência e a Recordação de Nomes. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 12(1), 16–31. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/2458
Seção
Artigos

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