Constituição do Professor-Leitor: Estudo Exploratório das Condições e Compreensão de Leitura em Alunos Universitários

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Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
Eline de Melo Santos

Resumo

Objetivou-se (i) investigar as condições de leitura de professores em formação inicial, dentro e fora do espaço desta formação; (ii) avaliar a compreensão de leitura desses futuros profissionais quando em interação com diferente gêneros textuais; (iii) evidenciar a relação entre o desempenho em compreensão de leitura e as condições de participação em práticas de letramento. Participaram nove alunos de licenciaturas diversas, cursando a partir do 4º período, de universidade pública, do Recife. Foi realizada entrevista para investigação da história de leitura e atividade de compreensão textual de uma crônica, artigo científico e de opinião. Verificou-se que os cursos de formação de professores favorecem o contato com gêneros ainda desconhecidos dos estudantes (artigo científico), mas os afasta de outras leituras (a deleite); que os participantes, de modo geral, compreenderam os três gêneros textuais e que aqueles que tem maior contato com outras linguagens, tiveram melhor desempenho na compreensão dos textos lidos.

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