Constituição do Professor-Leitor: Estudo Exploratório das Condições e Compreensão de Leitura em Alunos Universitários
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivou-se (i) investigar as condições de leitura de professores em formação inicial, dentro e fora do espaço desta formação; (ii) avaliar a compreensão de leitura desses futuros profissionais quando em interação com diferente gêneros textuais; (iii) evidenciar a relação entre o desempenho em compreensão de leitura e as condições de participação em práticas de letramento. Participaram nove alunos de licenciaturas diversas, cursando a partir do 4º período, de universidade pública, do Recife. Foi realizada entrevista para investigação da história de leitura e atividade de compreensão textual de uma crônica, artigo científico e de opinião. Verificou-se que os cursos de formação de professores favorecem o contato com gêneros ainda desconhecidos dos estudantes (artigo científico), mas os afasta de outras leituras (a deleite); que os participantes, de modo geral, compreenderam os três gêneros textuais e que aqueles que tem maior contato com outras linguagens, tiveram melhor desempenho na compreensão dos textos lidos.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
BAZERMAN, C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. p. 1946.
BERNARDES, A. S. Do texto pelas mãos do escritor ao texto nas mãos do leitor: pensando a leitura e a escrita na biblioteca. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 7788, jan./fev./mar./abr. 2003.
CASTRO, R. L. de. Concepções e práticas de leitura de formandos em Letras. 2007. 121 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
FERREIRA, S. P. A. As luzes e as sombras das condições de leitura na escola: um olhar sobre dois mundos. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. da G. B. B. Leitor e leituras: considerações sobre gêneros textuais e construção de sentidos. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 323329, 2005.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.
LEITE, L. C. de M. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In: GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000. p. 1731.
LEITE, M. K.; HÜBNER, M. M. C. Aquisição de leitura recombinativa após treinos e testes de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 6381, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A.; PRIMI, R. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1925, 2003.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. São Paulo: Pontes, 2005.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PINHEIRO, A. M. V.; LÚCIO, P. S.; SILVA, D. M. R. Avaliação cognitiva de leitura: o efeito de regularidade grafemafonema e fonemagrafema na leitura em voz alta de palavras isoladas no português do Brasil. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1630, 2008.
SANTACLARA, Â. M. O.; FERRO, T. C.; FERREIRA, S. P. A. D. O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 9, n. 2, p. 335341, 2004.
SILVA, M. J. M.; SANTOS, A. A. A. A avaliação da compreensão em leitura e desempenho acadêmico de universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 459467, 2004.