Promoção da Parentalidade Positiva: Fundamentos Teóricos de uma Intervenção On-line em Grupo e Avaliação dos Participantes
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Resumo
Propostas de intervenção presenciais em parentalidade são consagradas na literatura psicológica, mas o contexto imposto pela pandemia impulsionou a oferta de serviços psicológicos remotos para a população. Objetivou-se descrever e avaliar uma intervenção em parentalidade positiva elaborada para este estudo, com 8 sessões de 2 horas, cada uma com temática específica. A intervenção, da qual participaram 30 cuidadores, em sua maioria mães de crianças (3 a 12 anos) com desenvolvimento típico, foi realizada de forma on-line, em grupo e com mediação. Os fundamentos teóricos de cada sessão são descritos, bem como são apresentados os resultados da avaliação de diversas variáveis ligadas à parentalidade (investimento parental, coparentalidade, envolvimento, ajustamento familiar, táticas de resolução de conflitos) e dos problemas de comportamento infantil na percepção dos cuidadores. Tais variáveis foram comparadas por meio da aplicação de 6 instrumentos, antes e após a participação dos pais na intervenção. As diferenças entre pré e pós-teste foram comparadas por meio de um teste estatístico não paramétrico. Os participantes também responderam a um questionário qualitativo de avaliação da intervenção, analisado por meio de Análise de Conteúdo. Embora os cuidadores tenham avaliado positivamente a intervenção, os resultados da comparação dos instrumentos mostraram diferenças estatisticamente significativas apenas na dimensão problemas emocionais da criança (redução após a intervenção). Conclui-se que a intervenção não alcançou os efeitos esperados em termos de mudanças nas variáveis analisadas, e são discutidos os fatores que podem ter contribuído para esses resultados.
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