Tarefas de Delayed Matching-to-Sample no Formato Remoto com Pessoas com Atraso no Desenvolvimento: uma Replicação Sistemática

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Isabela de Oliveira Teixeira
Lidia M. M. Postalli

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito de diferentes tempos de atraso em tarefas de discriminação condicional de identidade e arbitrária, em participantes com deficiência intelectual e TEA, aplicadas remotamente, e avaliar se as contingências de dicas para engajamento em comportamentos precorrentes (quando necessárias) foram relevantes para o desempenho nas tarefas de emparelhamento com o modelo com atraso. Participaram dois jovens/adultos com deficiência intelectual e quatro crianças com TEA. O procedimento foi conduzido no formato remoto e on-line e consistiu em ensino das relações de identidade por meio matching-to-sample e testes com delayed matching-to sample de 0, 2, 4, 6, 8 segundos; essas mesmas etapas foram empregadas com as relações arbitrárias. Caso o participante apresentasse desempenho inferior a 80% de acertos nos testes, ele realizaria as tarefas de DMTS, com reforço diferencial, e/ou com dica oral e/ou nomeação, respectivamente. Ao final do procedimento, perguntou-se ao participante sobre as estratégias usadas nas tarefas de DMTS. Seis apresentaram desempenhos acurados tanto nos treinos quanto nos testes de discriminação condicional de identidade e arbitrária. Dois participantes com deficiência intelectual necessitaram de procedimento adicional para estabelecimento das relações arbitrárias. Os resultados mostraram queda no desempenho em função do aumento do atraso, principalmente para os participantes com deficiência intelectual. Quanto aos comportamentos precorrentes, os resultados sugerem que foram relevantes para o comportamento de lembrar exigido nas tarefas experimentais. Estudos futuros devem ampliar a investigação do comportamento de lembrar e precorrentes, em tarefas de DMTS, com o público com atraso no desenvolvimento.

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Seção
Psicologia e Educação

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