Proposta Teórica Metodológica para Planejar Carreiras e Trajetórias de Carreira Pessoais e Organizacionais

Conteúdo do artigo principal

Maiky Díaz Pérez
Gabriela Cabrera Lorenzo

Resumo

Que motivações levam os jovens a empregos e organizações? Quantos trabalhadores no mundo de trabalho atual aspiram à reforma na organização, e que tipo de organizações aspiram a ela? Um tema de investigação que contribui para responder a estas questões é o estudo do desenvolvimento da carreira. Após uma revisão bibliográfica, as teorias de Super e Schein são selecionadas e assimiladas criticamente pelas suas contribuições para a compreensão e abordagem do tema a partir de perspectivas individuais e organizacionais, respectivamente. Como resultado da comparação, análise e sistematização das fontes teóricas consultadas, é apresentado um modelo multinível de fases de desenvolvimento de carreira, que inclui a perspectiva de análise dialética das relações entre indivíduos e instituições. As avaliações psicológicas do desenvolvimento potencial podem contribuir tecnicamente para este objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
ESPECIAL - Trabalho e Saúde Face às Metamorfoses Contemporâneas

Referências

Andrade, L. R., & Falcão, J. T. (2018). Trabalho docente no município de Natal: Perfil e risco psicossocial. Educação & Sociedade, 39(144), 704–720. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018180935

Cabrera Lorenzo, G., & Díaz Pérez, M. (2021). Competencias psicológicas claves del perfil del profesional de las relaciones internacionales. Revista de Política Internacional, 3(1), 169–174. https://rpi.isri.cu/rpi/article/view/183

Díaz Pérez, M. (2006). La gestión del potencial humano en las organizaciones: Planteamiento y resultados de una investigación. In A. M. Rosario Asebey, & M. Calviño (Comp.), Hacer y pensar la psicología (pp. 325–345). Editorial Caminos.

Díaz Pérez, M. (2017). Desarrollo del potencial humano organizacional: Cuestiones epistemológicas y de método. Revista Alternativas Cubanas en Psicología, 5(13), 16–26. https://www.alfepsi.org/revista-alternativas-cubanas-en-psicologia-vol5-n13/

Díaz Pérez, M. (2019). Estudio preliminar sobre desarrollo organizacional y cambio planeado en una organización del sector de los servicios. UH, (288), 245–260. http://scielo.sld.cu/pdf/uh/n288/0253-9276-uh-288-245.pdf

Díaz Pérez, M. (2020). Psicología aplicada al desarrollo organizacional en el contexto cubano. In Colectivo de autores, Psicología laboral y organizacional: Avances y perspectivas de la formación de Másteres en Cuba (pp. 73–92). Editorial Cubasolar.

Martins, J. T., & Gonçalves, J. (2022). Cognitive flexibility and the work context: Integrative literature review. Psicologia: Teoria e Prática, 24(2), ePTPSP14027. https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP14027.en

Naciones Unidas. (2016). 17 objetivos para transformar nuestro mundo. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/

Paskvan, M., Kubicek, B., & Korunka, P. R. (2016). Cognitive appraisal of work intensification. International Journal of Stress Management, 23(2) 124–146. http://dx.doi.org/10.1037/a0039689

Peiró Silla, J. M. (2004). Tema XVIII: El desarrollo de la “carrera” en la organizacion. In J. M. Peiró Silla, Psicología de la organización (pp. 357–393). Félix Varela.

Schein, E. H. (1990). Career stress in changing times. Prevention in Human Services, 8(1), 251–261. https://doi.org/10.1300/J293v08n01_16

Schein, E. H. (1996). Career anchors revisited: Implications for career development in the 21st century. The Academy of Management Executive, 10(4), 80–88. https://www.jstor.org/stable/4165355

Schein, E. H., & Maanen, J. V. (2016). Career anchors and job/role planning: Tools for career and talent management. Organizational Dynamics, 45(3), 165–173. http://dx.doi.org/10.1016/j.orgdyn.2016.07.002

Super, D. E. (1980). A life-span, life-space approach to career development. Journal of Vocational Behavior, 16(3), 282–298. https://doi.org/10.1016/0001-8791(80)90056-1

Super, D. E., & Jordaan, J. P. (1973). Career development theory. British Journal of Guidance & Counselling, 1(1), 3–16. https://doi.org/10.1080/03069887308259333

Super, D. E., & Nevill, D. D. (1984). Work role salience as a determinant of career maturity in high school students. Journal of Vocational Behavior, 25(1), 30–44. https://doi.org/10.1016/0001-8791(84)90034-4