Efeitos do Ensino Remoto de Emparelhamento Auditivo-Visual com Letras na Nomeação de Letras em Crianças com Síndrome de Down e Autismo

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Gabriela Cabral Chizzolini
Lidia Maria Marson Postalli

Resumo

Este artigo realizou uma replicação sistemática do estudo de Hayashi et al. (2013) e teve como objetivo avaliar a emergência de nomeação de letras a partir do ensino de emparelhamento auditivo-visual, no contexto do ensino remoto, diante da pandemia de Covid-19. Participaram da pesquisa quatro alunos, de ambos os gêneros, com idades entre 5 e 10 anos, três deles com síndrome de Down e uma participante com Transtorno do Espectro Autista. A coleta de dados realizou-se por meio da plataforma Zoom, individualmente, e utilizou um software específico para programação e registro das respostas. O ensino constituiu na seleção da letra maiúscula impressa, apresentada na tela do computador simultaneamente com as demais letras impressas do conjunto, diante do nome da letra ditado. Na avaliação, a criança deveria nomear a letra. Foi empregado um delineamento de múltiplas sondagens entre conjuntos de letras. Os resultados mostraram que os quatros participantes apresentaram aumento da nomeação correta das letras após as sessões de ensino para a maioria dos conjuntos. Os dados indicaram que o procedimento de ensino pode ser uma alternativa viável para estabelecer o reconhecimento e nomeação de letras com pessoas público-alvo da educação especial, suplementando o ensino da escola regular e podendo ser conduzido por professores e familiares.

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